Lista de exercícios sobre conceitos básicos em Ecologia

Fixação de conteúdo sobre Ecologia!

A Ecologia é o ramo da Biologia que estuda as interações entre o meio ambiente e os seres vivos que nele habitam. Conhecer os conceitos básicos que envolvem essas relações ecológicas é fundamental para estudar Ecologia.

Preparamos uma lista de exercícios sobre conceitos básicos em Ecologia para que você possa testar seus conhecimentos sobre esse tema.

Você pode consultar o gabarito ou salvar essa lista de exercícios em PDF no final do post!

Exercícios sobre conceitos básicos em Ecologia

1) (PUC – Campinas) Uma grande área de vegetação foi devastada e esse fato provocou a emigração de diversas espécies de consumidores primários para uma comunidade vizinha em equilíbrio. Espera-se que, nesta comunidade, em um primeiro momento:

a) aumente o número de consumidores secundários e diminua a competição entre os herbívoros.
b) aumente o número de produtores e diminua a competição entre os carnívoros.
c) aumente o número de herbívoros e aumente a competição entre os carnívoros.
d) diminua o número de produtores e não se alterem as populações de consumidores.
e) diminua o número de produtores e aumente a competição entre os herbívoros.

2) (UFPE) Ao dizer onde uma espécie pode ser encontrada e o que faz no lugar onde vive, estamos informando respectivamente:

a) nicho ecológico e habitat.
b) habitat e nicho ecológico.
c) habitat e biótopo.
d) nicho ecológico e ecossistema.
e) habitat e ecossistema.

3) (FACIG) Analise as alternativas a seguir.

I. Organismo
II. Sistemas
III. Moléculas
IV. Átomos
V. Tecidos
VI. Órgãos
VII. Células

A alternativa que indica corretamente a sequência lógica dos níveis de organização dos seres vivos é:

a) III, IV, VI, VII, V, I, II.
b) IV, III, VII, V, VI, II, I.
c) III, IV, VII, VI, V, I, II.
d) VII, III, IV, V, I, II, VI.

4) (FUVEST) O cogumelo shitake é cultivado em troncos, onde suas hifas se nutrem das moléculas orgânicas componentes da madeira. Uma pessoa, ao comer cogumelo shitake, está se comportando como:

a) produtor.
b) consumidor primário.
c) consumidor secundário.
d) consumidor terciário.
e) decompositor.

5) (UFLA) Suponha que em um terreno coberto de capim-gordura vivam saúvas, gafanhotos, pardais e ratos-do-campo. A partir dessas informações, podemos afirmar que nessa região estão presentes:

a) seis populações.
b) duas comunidades.
c) cinco populações.
d) seis comunidades.
e) dois ecossistemas.

6) (ENEM) “O menor tamanduá do mundo é solitário e tem hábitos noturnos, passa o dia repousando, geralmente em um emaranhado de cipós, com o corpo curvado de tal maneira que forma uma bola. Quando em atividade, se locomove vagarosamente e emite som semelhante a um assobio. A cada gestação, gera um único filhote. A cria é deixada em uma árvore à noite e é amamentada pela mãe até que tenha idade para procurar alimento. As fêmeas adultas têm territórios grandes e o território de um macho inclui o de várias fêmeas, o que significa que ele tem sempre diversas pretendentes à disposição para namorar!” Ciência Hoje das Crianças, ano 19, n.174, Nov.2006-adaptado.

Essa descrição sobre o tamanduá diz respeito ao seu:

a) habitat.
b) biótopo.
c) nível trófico.
d) nicho ecológico.
e) potencial biótico.

7) Marque a alternativa incorreta:

a) O conjunto de todos os organismos de um ecossistema com o mesmo tipo de nutrição constitui um nível trófico ou alimentar.
b) O conjunto de florestas, campos, desertos e outros grandes ecossistemas forma a biosfera: conjunto de regiões do planeta em condições de sustentar a vida de forma permanente.
c) Os ecossistemas são unidades funcionais onde os componentes bióticos e abióticos se interagem e estão inseparavelmente relacionados.
d) Os seres heterótrofos são, em sua maioria, organismos que produzem o próprio alimento, dependendo dessa forma de outros seres vivos para manterem-se vivos.
e) Populações que habitam a mesma área mantém entre si várias relações e formam um novo nível de organização chamado de comunidade, biocenose, biota ou comunidade biótica.

8) (UFPA) Em relação aos níveis de organização de um ser vivo, a alternativa que contém os termos que substituem adequadamente os números 1, 2, 3 e 4, sendo:

Célula → (1) → (2) → Sistema → (3) → (4) → Comunidade, é:

a) 1 – tecido, 2 – órgão, 3 – corpo, 4 – espécie.
b) 1 – órgão, 2 – tecido, 3 – organismo, 4 – ecossistema.
c) 1 – tecido, 2 – órgão, 3 – organismo, 4 – população.
d) 1 – organela, 2 – tecido, 3 – corpo, 4 – população.
e) 1 – organela, 2 – órgão, 3 – tecido, 4 – órgão.

9) (UFTPR) A Lagoa do Peixe, no Rio Grande do Sul, ao longo dos seus 40 km de comprimento, abriga em suas águas grande quantidade de plâncton que alimenta uma rica diversidade de peixes e aves. A flora é representada principalmente por espécies de solos arenosos com alto teor de sal, como a macela graúda, o brejo da praia e a espartina. São vistas também muitas aves migratórias que aproveitam a permanência para recuperar peso e estocar energia. Flamingos, batuíras, colheiros, maçaricos brancos, gansos marinhos e cisnes de pescoço-preto são facilmente observados voando em bandos ou isolados.

O texto acima refere-se a:

a) uma população.
b) uma sucessão.
c) um bioma.
d) um nicho ecológico.
e) uma comunidade.

10) Marque a alternativa que contenha os organismos indispensáveis para manter um ecossistema:

a) carnívoros e herbívoros.
b) produtores e herbívoros.
c) produtores e decompositores.
d) produtores, herbívoros e decompositores.
e) produtores, carnívoros e decompositores.

Gabarito

1 — e
2 — b
3 — b
4 — c
5 — c

6 — d
7 — d
8 — c
9 — e
10 — c

Clique aqui para salvar essa lista de exercícios em PDF!

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.