Existe relação entre o cortisol nos fios de cabelo e o nível de estresse?

A resposta para essa pergunta é sim. Então, veja agora a relação entre o nível de cortisol nos fios de cabelo e o nível de estresse das pessoas.

A ciência vive numa busca constante por biomarcadores do estresse e durante essas pesquisas descobriram que o nível de estresse pode ser medido pela quantidade de cortisol que a pessoa apresenta no cabelo. Por isso, no artigo de hoje, é possível entender a relação entre a quantidade de cortisol e o nível de estresse e, também, esmiuçar esse estudo.

Leia mais: Demonstrar estresse pode transmitir uma imagem positiva

O estudo que alcançou essa descoberta, foi feito por cientistas da Universidade da Islândia e do Instituto de Saúde Pública, no México. Vale ressaltar que, será possível em um futuro próximo, que os médicos consigam analisar o estresse do paciente através dos fios de cabelo. Entretanto, é necessário mais estudo sobre o assunto.

Agora vamos explicar como os cientistas chegaram a essa conclusão.

Quantidade do hormônio cortisol X estresse

Confira agora as principais curiosidades sobre essa relação:

1. O que é o cortisol?

Primeiramente, é necessário entender o que é o cortisol. Ele é basicamente conhecido como hormônio do estresse, visto que, a substância é produzida em maior quantidade pela glândula quando as pessoas vivenciam situações de estresse.

2. Qual o objetivo do estudo?

Os cientistas buscavam entender se o cortisol poderia ser encontrado no cabelo de pessoas estressadas em grande quantidade. E, caso conseguissem, eles queriam descobrir se seria possível estimar quais quantidades estão relacionadas com o estresse. Ou seja, descobrir se existe alguma relação entre a concentração de cortisol nos fios de cabelo e o nível de estresse das pessoas – e como medi-lo.

3. Qual o método utilizado para realizar a pesquisa?

Os pesquisadores coletaram amostras de fios de cabelo – contendo a raiz – de 1.297 mulheres. E todas as participantes do projeto responderam um questionário sobre com se sentiram nos últimos dias. Assim, os cientistas conseguiram analisar a relação e chegar à conclusão final.

4. Qual a conclusão da pesquisa?

Realmente existe uma relação entre a concentração de cortisol nos fios de cabelo e o nível de estresse. Após analisar a pesquisa, foi possível perceber que a maioria que possuía uma alta quantidade de cortisol, também possuía um nível de estresse alto.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.