Existem 9 tipos de inteligência: Saiba qual é a sua!

Por inteligência, falamos de aptidões para o manejo de determinada área do conhecimento com mais facilidade que os demais.

Você sabe quais são os 9 tipos de inteligência? Essa é uma classificação que busca diversificar a interpretação do que é ser inteligente em vez de realizar testes redutivos, como o de Q.I. Nesse sentido, a ciência aponta algumas das manifestações mais genuínas de inteligência que resultam em pessoas diferentes, sendo todas talentosas.

Leia mais: 4 sinais de que você tem um alto nível de inteligência emocional.

Os 9 tipos de inteligência

  • Inteligência Espacial

Nesse tipo de inteligência, a pessoa possui aptidões para imaginar cenários em três dimensões, ou seja, dentro do espaço físico. Geralmente se manifesta em construtores, arquitetos e designers.

  • Inteligência Naturalista

Se manifesta pela facilidade com que a pessoa consegue interpretar fenômenos da natureza em qualquer nível. Assim como a memória e o raciocínio, ela se desenvolve melhor na leitura de componentes da fisiologia.

  • Inteligência Linguística

Representa a habilidade no manejo das palavras, tanto por meio da escrita quanto pela fala. Ou seja, é uma inteligência que se relaciona bastante com a retórica e trata da expressão plena de ideias. Logo, essas pessoas estão mais propícias às profissões de escritor, jornalista, professor, político e afins.

  • Inteligência Existencial

Nesse tipo de inteligência encontramos pessoas com ampla facilidade no estudo da ontologia e epistemologia. Logo, são aquelas que conseguem compreender o significado da existência e possuem interesse pela descoberta da razão das coisas. Desse grupo surgem os melhores filósofos e cientistas.

  • Inteligência Intrapessoal

Sabe aquela pessoa que consegue lidar muito bem com as suas emoções e apresenta melhores resultados de produção? Essas são as que possuem inteligência intrapessoal e que, portanto, conseguem ter controle emocional.

  • Inteligência Interpessoal

Por outro lado, temos as pessoas com maior garantia de contato com o outro. São aquelas que conseguem relacionar as necessidades alheias e conversar com pessoas de naturezas totalmente diferentes.

  • Inteligência Musical

Os grandes gênios da música possuem maior habilidade na hora de compor harmonias e imaginar arranjos completos e emocionantes. Isso exige bastante inteligência, sobretudo com o manejo dos instrumentos, da voz e também das palavras.

  • Inteligência Motora

Muita gente consegue realizar com perfeição movimentos corporais e manobras extraordinárias com o corpo. Isso também inclui o tratamento da matéria, a realização de atividades braçais e a prática de esportes. Certamente é um tipo de inteligência fascinante.

  • Inteligência Lógica-Matemática

Nem todos conseguem realizar equações, funções matemáticas e cálculos complexos. Essa atividade certamente demanda uma inteligência específica que os engenheiros, físicos e matemáticos possuem.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More