Descobertas: exoplaneta colossal vem chamando a atenção de pesquisadores

Apelidado de TOI-1075b, este é um dos maiores exoplanetas já encontrados.

Um exoplaneta colossal foi descoberto por pesquisadores e está a apenas 200 anos-luz aqui da Terra. Este é um dos maiores exemplares descobertos, tendo cerca de 1,8 vezes o raio do nosso planeta, e por isso vem chamando a atenção de vários pesquisadores ao redor do mundo. Se interessou pelo conteúdo? Role a tela para baixo e continue a leitura.

Leia mais: Telescópio James Webb revela galáxia mais antiga do universo

Conheça tudo sobre o TOI-1075b

O TOI-1075b foi descoberto recentemente e já vem chamando a atenção por possuir uma massa 9,95 vezes maior que a do planeta Terra. Apesar de ser uma ‘superterra’, o exoplaneta não faz jus ao nome pelo fato do seu peso impossibilitar que existam gases naquele espaço. Ou seja, o TOI-1075b é provavelmente um planeta rochoso, assim como Vênus, Marte e Mercúrio.

Impressão artística de TOI-1075b. Foto: NASA

O conceito de superterra quer dizer que trata-se de um planeta terrestre, assim como o nosso. Contudo, nem sempre a realidade vai fazer jus ao nome, como já vimos no caso do TOI-1075b. A massa deste novo planeta chama bastante a atenção dos pesquisadores, e é justamente por isso que ele acabou por se tornar um candidato perfeito para ser estudado, e assim sejam lançadas teorias de origem e evolução deste planeta.

Outro fator interessante sobre o TOI-1075b é a sua posição, pois ele está localizado em uma faixa denominada de lacuna do raio pequeno planeta, que é basicamente uma discrepância dos planetas entre 1,5 e 2 raios. Tal informação significa que foram encontradas no passado superterras menores, embora isso já tenha acontecido com planetas maiores.

A hipótese principal para que o TOI-1075b esteja dentro dessa faixa é que esta superterra não possui massa suficiente para controlar uma atmosfera contra a radiação gasosa da sua estrela hospedeira. Segundo os pesquisadores, é possível a atmosfera deste exoplaneta tenha em sua composição o oxigênio e o hélio.

você pode gostar também