Exótico: conheça a única espécie de mineral mais raro do mundo
Já ouviu falar sobre o kyawthuite? Este é o mineral mais raro do mundo! Veja por que ele é tão especial.
O kyawthuite é uma espécie de mineral que foi encontrado na forma de uma única pedra preciosa, perto de Mogok, Myanmar. A pedra foi reconhecida pela Internacional Mineralógica em 2015. O mineral é uma pedra laranja avermelhada transparente. O único já localizado pesa cerca de 1,61 quilates.
A seguir, nós iremos te contar um pouco mais sobre esta pedra tão exótica e difícil de encontrar.
Entre 6 mil reconhecidos, este mineral é considerado o mais raro
No total, há cerca de 6 mil minerais reconhecidos pela Associação Internacional Mineralógica. Muitos são formados por inúmeros processos, com certas químicas realmente diferentes que, por fim, levam a um resultado idêntico.
Por mais que seja possível que um mineral só se forme uma única vez, as suas amostras poderiam ser muito facilmente separadas e espalhadas por uma grande área. Dessa forma, o mineral seria conhecido por ter uma única amostra no mundo. Esse é o caso do cristal kyawthuite.
Como conseguir o kyawthuite?
Para você ter acesso a um kyawthuite, não é necessário que pegue a única espécie armazenada no Museu de História Natural do Condado de Los Angeles. Um composto sintético quase idêntico ao original já havia sido reconhecido.
O cristal laranja avermelhado transparente é a única espécie que pesa 1,61 quilates e 0,3 gramas. A sua fórmula química é Bi3+Sb5+O4 com vestígios de tântalo. O bismuto, assim como o antimônio, é um metal raro, mas não tão exóticos assim. O bismuto é encontrado mais facilmente na crosta da Terra do que o ouro, enquanto o antimónio é mais abundante do que a prata.
O elemento mais abundante da crosta terrestre é o oxigênio. Sendo assim, a raridade do kyawthuite devem estar relacionada ao seu método de formação e a uma certa escassez de seus elementos.
Por causa do peso do bismuto, a densidade do cristal kyawthuite é mais de oito vezes a densidade da água. Por este motivo, a pedra é ainda menor do que o seu peso sugeriria. A estrutura da pedra é descrita pela Caltech como uma estrutura com folhas de tabuleiro de octahedra Sb5+O6 paralelo a Bi3+ átomos.
É o único óxido de bismuto reconhecido e carrega o nome do geólogo da Universidade de Yangon, Dr. Kyaw Thu.
O kyawthuite foi encontrado no leito de um riacho por caçadores de safiras. Foi aprovado como um mineral distinto em 2015 pela IMA. Em 2017, a sua descrição científica foi publicada.
Comentários estão fechados.