Exploração no trabalho: você sente que tiram vantagem de você? Fique atento!
Estudo mostra como mil funcionários têm se sentido no ambiente de trabalho. Grande parte dos relatos não foram nada positivos. Saiba o que está acontecendo.
O sentimento de queixa ou descontentamento pode estar mais presente do que se imagina no ambiente de trabalho. Muitos funcionários relatam frustração e insatisfação no dia a dia. Alguns até acham que estão sendo usados. Infelizmente a exploração de algumas profissões assume muitas formas, então há chances de isso estar mesmo acontecendo.
Leia mais: Quem conta essas mentiras no trabalho pode ser demitido por justa causa
Estudo mostra como funcionários se sentem
Uma pesquisa da Paychex explorou a percepção de mil profissionais sobre alguns pontos problemáticos no ambiente de trabalho. A base principal desse levantamento está relacionada ao trabalho colaborativo, um fator importante em muitos locais.
Nesse estudo, quase 50% dos empregados afirmaram ajudar os colegas com frequência, sendo que 22,9% das pessoas fizeram o favor sem esperar que o outro retribuísse. Caso elas quisessem que a ajuda fosse “paga”, 19,5% gostariam que o colega cobrisse a sua carga de trabalho enquanto estivesse fora do escritório, mas 23,5% gostariam que o parceiro fizesse a mesma tarefa realizada ou algo semelhante em troca.
Além disso, quase 60% acreditavam que as pessoas não retribuíam os favores, ou seja, elas estão sob a crença de que ajudaram muito mais do que foram ajudadas. 57% dos mil entrevistados acreditavam que foram solicitados para realizar uma tarefa extra porque eram os “experts” ou “melhores” naquilo.
Resultados podem não ser os mais animadores
Dos participantes, 83% sentiram que estavam realizando atividades que estavam fora da sua posição normal de trabalho, pois essas funções eram de pessoas que saíam de férias ou que negligenciam alguma tarefa. Quando referente ao sexo, as mulheres se mostraram mais propensas a oferecer ajuda, contudo foram as que mais receberam “trabalho doméstico de escritório” ou tarefas menos importantes que normalmente os outros não querem fazer.
Um dado importante também obtido foi de que os colegas de trabalho da mesma equipe ou do mesmo departamento eram os mais propensos a tirar vantagem dos outros. Os empregados horistas são os que mais experimentam isso. Apesar das informações levantadas, pode ser benéfico ajudar um colega de vez em quando, porém quando não há reciprocidade… é normal que nos sintamos como se estivéssemos sendo usados. Isso pode deixar o ambiente tóxico.
Sendo assim, se você tem um negócio, saiba que é importante garantir que a empresa seja segura e saudável, pois deve ser um lugar onde todos possam se sentir ouvidos e respeitados.
Comentários estão fechados.