Explorando o desvio da luz pela gravidade na Teoria da Relatividade
No início do século XX, Albert Einstein, um dos maiores físicos já existentes na história, revelou em 1915 a Teoria da Relatividade Geral. Confira mais detalhes sobre essa incrível descoberta!
Em 1915, a Teoria da Relatividade Geral seria considerada uma perspectiva única sobre a gravidade, ao revelar que esta força pode curvar a trajetória da luz.
Anteriormente, era entendido que a luz viajava apenas em linha reta mesmo quando passava próximo a objetos massivos como planetas ou outras estrelas.
Entretanto, o estudo realizado por Albert Einstein demonstrou que a trajetória da luz pode sim influenciar a propagação da luz, fazendo-a curvar-se.
Assim, a Teoria da Relatividade previu que feixes luminosos, como os emitidos por estrelas distantes, ao passarem perto de uma massa significativa, seguiriam trajetórias curvas. Isso, portanto, comprova que tais feixes sofrem influência direta da gravidade.
Veja mais detalhes sobre o estudo
O fenômeno descrito na Teoria da Relatividade ocorre devido à deformação que uma estrela causa no tecido do espaço-tempo à sua volta. Isso faz com que tal malha se curve em direção à massa do astro.
Devido a objetos massivos, como planetas e estrelas, o espaço-tempo em sua proximidade é curvado, levando a trajetórias curvas para os raios luminosos.
A comprovação desse conceito ocorreu por meio de experimentos. Einstein utilizou equações da Relatividade Geral e cálculos matemáticos para prever as curvas na trajetória da luz.
O primeiro teste foi feito durante um eclipse solar simultaneamente em Sobral, Brasil, e na Ilha do Príncipe, África, em 29 de maio de 1919.
(Imagem: divulgação)
Com o Sol temporariamente bloqueado pela Lua, cientistas conseguiram observar estrelas próximas ao Sol e fotografá-las.
Tal avistamento revelou que as estrelas estavam atrás do Sol quando observadas da Terra, indicando que os raios luminosos eram curvados pelo campo gravitacional solar e comprovando a Teoria da Relatividade.
Confirmação da veracidade da teoria
A equipe britânica que conduziu o experimento capturou imagens das estrelas durante o eclipse e, posteriormente, em julho, quando as estrelas estavam em uma posição não afetada pelo Sol.
Esses registros foram analisados meticulosamente, e os resultados confirmaram a teoria de Einstein: a gravidade é capaz de desviar o caminho da luz.
Dessa maneira, fez com que a Teoria da Relatividade seja hoje vista como uma das mais complexas descobertas sobre fenômenos físicos.
Além disso, levando em consideração os equipamentos utilizados e a limitação tecnológica da época, o feito se torna ainda mais incrível.
Comentários estão fechados.