Telescópio identifica um aglomerado de estrelas no universo

Recentemente foi encontrado um aglomerado de estrelas nunca visto no universo. O descobrimento delas gerou muitas especulações e curiosidades nos pesquisadores. Fique por dentro dessa novidade.

O universo costuma ser fascinante por muitos motivos, um deles é guardar muitas curiosidades e muitas coisas que ainda são desconhecidas. Ele existe por pelo menos 13 bilhões de anos e é aclamado pela sua imensidão. Recentemente, um telescópio identificou um aglomerado de estrelas no universo e você deve ficar por dentro se tudo.

Grandezas do Universo

Aglomerado de estrelas.
Foto: NASA/ESA/STScI/CSA.

 

Não é nenhuma novidade que o universo é tão grande que a gente mal sabe o que ele esconde. A gente só pode olhar as grandezas do universo através dos telescópios. A via láctea tem um formato espiral e seu diâmetro é da ordem de 100 mil anos-luz.

Foi dessa forma que, juntando o telescópio Espacial James Webb da NASA e utilizando uma ferramenta de ampliação da natureza, as lentes gravitacionais, os especialistas puderam olhar a formação de galáxias cujo universo tinha menos de 1 bilhão de anos.

Se você não sabe, a lente gravitacional é um efeito do qual a sua curvatura da luz nos objetos massivos, como os buracos negros ou até mesmo os aglomerados de galáxias. Ele aproveita de forma ampliada o aglomerado de galáxias SMACS 0723 e está a 4,64,6 bilhões de anos-luz da Terra.

A imagem mostra várias dessas galáxias de fundo com lentes, a imagem mais antiga tem cerca de 13 bilhões de anos. Astrônomos acreditam que a galáxia se formou a cerca de 680 milhões de anos do Big Bang.

Ao analisar as galáxias antigas, os astrônomos acharam um aglomerado de estrelas, o que seria uma espécie de embriões galácticos, que mostram quais são os primeiros estágios da formação da galáxia e como elas cresceram e evoluíram nas primeiras centenas de milhões de anos após o universo.

Através das imagens, o telescópio mostrou que é possível detectar estruturas pequenas que estão escondidas nas galáxias e se encontram muito distantes.  Os aglomerados podem ser vistos em muitas dessas galáxias.

Esse foi uma descoberta que chamou atenção dos astrônomos que só chegaram a conclusão do que já sabiam: o universo é gigantesco e ainda se tem muita coisa escondida e que precisa ser explorada.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.