Exposed da Samsung: usuário acusa empresa de enganar clientes com câmera ruim
Usuário alega ter sido o primeiro a provar a falsificação das fotos lunares nos aparelhos da Samsung.
De acordo com um usuário do Reddit, uma comunidade online, as fotos da lua tirada com os smartphones Galaxy S23 Ultra, que apareciam diferentes dos pontos de luz estourados de outros aparelhos, são falsas. Isso porque foi observado que uma inteligência artificial (IA) é usada pela Samsung para aperfeiçoar as imagens.
O usuário afirma ter sido o primeiro a provar a falsificação das fotos lunares nos aparelhos.
Samsung não comentou o assunto de suas câmeras
Para provar o que estava alegando, o usuário do Reddit conduziu um teste simples, baixando uma imagem do satélite natural da Terra em alta resolução. Após isso, o usuário reduziu a imagem para 170×170 pixels e a desfocou para remover os detalhes até que não pudesse recuperá-los.
Para finalizar, o usuário ibreakphotos colocou a imagem em tela cheia no monitor, foi para o outro lado da sala, apagou as luzes e pegou o smartphones. Assim, foi dado zoom na tela. Em seguida, ele tirou a foto da lua pixelizada.
O rapaz observou que uma IA treinada para reconhecer o objeto coloca as crateras no lugar, produzindo uma imagem muito falsa. Desvendando esse mistério, não é preciso estar apontando para a lua para obter uma foto. Basta ter uma imagem associada ao satélite natural para ativar a IA presente nos aparelhos Samsung.
Marketing enganoso
O usuário explicou que ao desativar o “otimizador de cena”, os donos dos aparelhos vão ver a imagem real capturada pelo Galaxy S23 Ultra. Com isso, a prática pode ser considerada inapropriada por utilizar uma IA para gerar uma imagem em vez de adotar mecanismos de aperfeiçoamento de fotos.
Essa polêmica não é de hoje. Isso porque as fotos lunares da Samsung são questionadas desde 2020, com o lançamento do recurso de Zoom Espacial de 100x no S20 Ultra. Os resultados obtidos pelo Galaxy S1 Ultra com fotos da lua também foram colocados em xeque também em 2021.
Comentários estão fechados.