Extintos? Essas plantas e animais ainda permanecem vivos devido à ação humana
Estes organismos são mantidos vivos por meio de programas de conservação criados para preservar espécies que estão ameaçadas de extinção. Saiba mais!
Apesar de muitas plantas e animais estarem extintos na natureza, ainda existem alguns desses seres vivos que são cuidados por humanos. Estes organismos são mantidos vivos por meio de programas de conservação, criados para preservar espécies que estão ameaçadas de extinção. Veja a seguir uma lista com organismos que conseguiram escapar da extinção permanente por meio de ações de jardins botânicos, zoológicos e apreciadores de animais.
O que é uma espécie em extinção?
Extinção significa a perda irreversível da biodiversidade de um organismo no planeta. Além disso, existem os organismos “funcionalmente extintos” que são aqueles que apesar de ainda ter alguns poucos indivíduos vivos, nunca poderão se recuperar. Ou seja, geralmente isso ocorre devido à sua incapacidade de contribuir para a sua sobrevivência.
Por fim, tem aqueles organismos que não são mais encontrados nas áreas em que habitavam, logo estão “extintos na natureza”. No entanto, ainda existem alguns organismos que são tidos como extintos na natureza, porém ainda têm algumas populações vivas em outras partes do mundo.
Quais organismos permanecem vivos?
Confira agora uma lista de animais e plantas que ainda permanecem vivos graças a ação do homem.
1. Trombetas de anjo
As trombetas de anjo são árvores que possuem flores em forma de trombeta e são muito usadas na decoração de jardins. Possuem sete espécies, porém, todas elas estão funcionalmente extintas em suas áreas originais na América do Sul. Porém, todas as sete espécies são cultivadas, como plantas medicinais e religiosas pelos povos indígenas da América do Sul. Além disso, também são cultivadas como plantas ornamentais em outras partes do mundo.
2. Sapo dourado panamenho
Os zoológicos são importantes para a conservação desses animais que estão em ameaça de extinção, pois servem como grandes reservatórios genéticos. Sabendo disso, foi criado um Projeto Golden Frog, onde as rãs douradas panamenhas foram coletadas para reprodução em cativeiro pelo Zoológico de Maryland em Baltimore em 2000. Assim, mais de 1.500 indivíduos estão vivos e preservados em zoológicos na América do Norte e Panamá.
3. Alula
Alula (Brighamia insignis), também conhecida como repolho no palito em inglês, é uma planta havaiana que se assemelha com um repolho no palito. A espécie enfrentou uma série de desafios limitantes que a tornou extinta. Porém, nem tudo está perdido, pois essa é uma planta fácil de cultivar, que cresce bem em vasos. Logo, isso fez com que ela se tornasse um espécime ornamental que é comumente cultivado e vendido em jardins botânicos.
4. Butterfly splitfin
Conhecido como goodeids borboleta (Ameca splendens), esses peixes já foram encontrados em uma área da drenagem do Rio Ameca, no México. Porém, estão listados como extintos na natureza. Entretanto, uma pequena população nativa foi descoberta perto de um parque aquático mexicano na região. Felizmente, esses são peixes fáceis de cuidar e de reproduzir, logo, têm sido mantidos vivos por entusiastas do aquário.
Comentários estão fechados.