Facebook e Instagram do Canadá vão parar de entregar notícias; entenda
Google e Meta se posicionaram contra uma nova lei canadense que exige pagamento das plataformas aos produtores de notícias digitais.
A Meta já vem anunciando há algum tempo que irá restringir a divulgação de notícias dentro do Facebook e do Instagram. Desta vez, o anúncio diz respeito ao público canadense.
A atitude veio na sequência da aprovação de um projeto de lei no parlamento o qual atinge diretamente as notícias digitais.
Veja também: Meta libera venda do selo de verificação para Facebook e Instagram; saiba como comprar
Entenda como as notícias podem ser limitadas no Canadá
O projeto de lei obriga as grandes plataformas a compensar os editores de notícias pelo conteúdo publicado em seus sites. Meta e Google já estão testando limitar o acesso às informações para alguns canadenses.
Em 2021, os usuários australianos foram impedidos de compartilhar ou visualizar notícias no Facebook em resposta a uma lei semelhante. Inclusive, essa é uma ameaça para todos os países que prendem andar na mesma direção.
A Lei de Notícias Online do Canadá foi aprovada pelo Senado na quinta-feira. Ela estabelece regras exigindo que plataformas como Meta e Google negociem acordos comerciais e paguem organizações de notícias por seu conteúdo.
“Uma estrutura legislativa que nos obriga a pagar por links ou conteúdo que não publicamos, e que não são a razão pela qual a grande maioria das pessoas usa nossas plataformas, não é sustentável nem viável”, disse um porta-voz da Meta à Reuters.
Leis que ignoram as realidades das plataformas
Meta chamou a lei de “legislação fundamentalmente falha que ignora as realidades de como nossas plataformas funcionam”. A informação foi divulgada de forma pública na imprensa mundial.
Na última quinta-feira, disse que a disponibilidade de notícias será encerrada no Facebook e Instagram para todos os usuários no Canadá. Isso aconteceu mesmo antes que o projeto de lei entre em vigor.
Por sua vez, o Google chamou o projeto de lei de “impraticável” em sua forma atual. Também disse que está tentando trabalhar com o governo para encontrar um “caminho a seguir”.
O governo federal diz que o projeto de lei de notícias online é necessário. O motivo seria “para aumentar a justiça no mercado canadense de notícias digitais”. Além disso, poderia permitir que organizações de notícias em dificuldades “assegurem uma compensação justa” por informativos e links compartilhados nas plataformas.
Se tudo correr como deve, a nova lei deve entrar em vigor até o final deste ano no Canadá.
Comentários estão fechados.