Facebook vem acumulando perdas de valor no mercado

A Meta, empresa que faz a gestão do Facebook, Instagram e WhatsApp, obteve uma queda de mais de 14% nas suas ações nessa semana.

A Meta, empresa que faz a gestão do Facebook, Instagram e WhatsApp, obteve uma queda de mais de 14% nas suas ações nessa semana, sendo a pior queda nos últimos anos em empresas de tecnologia. A companhia já registra outra queda brusca entre empresas do setor, que tem perda de 61% em ações acumuladas no ano. No último ano, essa é mais que o dobro em perdas registradas pelas Nasdaq (segunda maior bolsa de valores dos Estados Unidos).

Leia mais: Conheça o brasileiro bilionário que ajudou a criar o Facebook

No período da pandemia, a empresa alcançou um valor recorde no mercado de US$ 1 trilhão, isso em setembro de 2021. Nessa época, a Meta estava entre as mais valiosas do mundo. Porém, com essas ameaças e perdas seguidas, já está sendo cogitado que ela possa deixar o top 10. Na última sexta-feira, 16, a empresa fundada pelo bilionário Mark Zuckerberg estava valendo US$ 400 bilhões, marca esta que fica abaixo do esperado.

Com a alta consequente dos juros, a Meta afirmou que seria impactada por isso e que sofreria diante do cenário macroeconômico global. Com isso, a receita com anúncios, que é a principal forma de monetizar na empresa, vai continuar abaixo da expectativa.

Em uma carta escrita pela empresa para os seus investidores, há uma explicação: “Esperamos que a receita total do terceiro trimestre fique na faixa de US$ 26-28,5 bilhões. Essa perspectiva reflete a continuidade do ambiente de fraca demanda por publicidade que experimentamos ao longo do segundo trimestre, e que acreditamos estar sendo impulsionado por uma incerteza macroeconômica mais ampla”.

Além de toda essa situação, a empresa vem registrando uma alta queda em usuários dos seus aplicativos. Em julho, a Meta viu uma redução de perfis ativos por mês, sendo que neste ano eram 2,93 bilhões de usuários, e no mesmo período em 2021 havia 2,95 bilhões de usuários registrados. A companhia está analisando porque isso está ocorrendo, pois tem um rival, o TikTok, ganhando muitos usuários.

Em fevereiro deste ano, Zuckerberg já destacava o aplicativo criado na China como um grande concorrente, que está tendo um crescimento bastante rápido.

A empresa está em busca de inovações, e em outubro do ano passado, mudou o nome corporativo para Meta, a fim de chamar atenção para o novo investimento chamado Metaverso. Porém, esse direcionamento parece não ter agradado aos investidores, e a partir disso as coisas passaram a não dar muito certo para o bilionário Mark.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.