Instituições estrangeiras admitem estudantes com boas notas no Enem

O Enem, que será realizado nos dias 4 e 11 de novembro, também pode levar o candidato ao Canadá, Reino Unido, Irlanda, Portugal e França.

0

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) permite ao estudante ingressar em universidades estrangeiras. 35 instituições do Canadá, Reino Unido, Irlanda, Portugal e França aceitam notas do Enem em seus processos seletivos. Por meio do Enem, 1,2 mil brasileiros atualmente estudam no exterior.

As universidades firmam acordos de cooperação com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), associado ao Ministério da Educação (MEC), em que elas mesmas definem suas notas de corte e em que o Inep atesta o desempenho do candidato no Enem.

O Enem é o segundo maior exame do mundo em número de candidatos, depois do processo chinês, e está se tornando internacionalmente reconhecido. Portugal é o principal destino dos alunos brasileiros, por conta da língua, dos pontos de corte relativamente baixos, e dos custos para se manter no país.

Como cada instituição define seus critérios, é necessário que o candidato se informe sobre prazos e documentação nos sites das próprias instituições. Na França, por exemplo, é comum que universidades exigem que o aluno já tenha ingressado em alguma universidade brasileira. Em outras, cartas de recomendação e proficiência em idiomas podem ser exigidos.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.