Fadiga e exaustão extrema: Confira 9 Possíveis Causas

A exaustão corporal não é causada apenas pela falta de sono. Saiba mais!

A fadiga é comum na sociedade, mas o que muitos não sabem é que a quantidade de horas que você dorme não é a única causa nem a solução para esse problema. Nesse sentido, continue lendo para entender sobre as condições que podem trazer a sensação de exaustão para o seu cotidiano.

Veja também: Saiba quais são os melhores alimentos para te dar mais disposição e energia

A fadiga

É comum que muitas pessoas se queixem de estarem cansadas, mesmo tendo uma boa rotina de sono e dormindo oito horas por noite, conforme o recomendado. Essa fadiga pode ter diversas causas, sendo muitas vezes difícil identificar o motivo dessa exaustão. Dessa forma, confira abaixo algumas condições que podem causar a fadiga para que você possa ter mais atenção.

  • Pessoas celíacas

A doença celíaca é autoimune e se configura pela defesa do organismo à ingestão de glúten. Ela pode causar não só fadiga, mas também anemia, diarreia e perda de peso. Sendo assim, a única forma de tratar é parar de consumir alimentos com glúten.

  • Apneia do sono

Nessa situação, o indivíduo para de respirar repetidamente ao longo da noite, o que faz com que a pessoa acorde diversas vezes e não tenha um sono adequado. Por isso, quem tem apneia do sono costuma apresentar exaustão ao longo do dia.

  • SFC

A Síndrome da Fadiga Crônica (SFC) é um cansaço que dura no mínimo seis meses e piora dependendo do esforço realizado pela pessoa. A doença não tem tratamento, sendo normalmente administrada adaptando seu estilo de vida.

  • Anemia

A anemia é normalmente causada pela falta de ferro, que pode ter diversas causas. Essa condição faz com que menos oxigênio chegue aos tecidos, o que deixa seu corpo menos disposto.

  • Dor crônica

Pelo fato do corpo estar em constante estado de dor, aumenta o esforço e consequentemente o cansaço. Além disso, os analgésicos tomados para alívio da dor também podem gerar um cansaço maior.

  • Problemas na tireoide

Tanto o hipotireoidismo quanto o hipertireoidismo podem causar fadiga. Contudo, o sintoma é mais comum com a glândula hipoativa, pois o corpo passa a ponderar a criação de energia pela falta de hormônios.

  • Esclerose múltipla

Por ser uma doença crônica que danifica os nervos, muitos fatores podem causar a fadiga, variando de acordo com a forma em que a doença se expressa em cada um. Dentre eles, estão: espasmos musculares, acordar muitas vezes à noite e esforço maior do que o comum para atividades simples como se vestir.

  • Depressão

A fadiga associada à depressão vai além do cansaço, mas está também ligada a apatia, dificuldade de concentração e falta de motivação.

  • Estilo de vida

Por último, seu estilo de vida pode ser uma causa da fadiga. Alguns fatores na sua rotina que podem estar causando isso são má alimentação, falta de exercício físico, dormir pouco e passar muito tempo em frente às telas.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.