Fases do desenho infantil: Quais são e principais características

Os desenhos infantis se desenvolvem de acordo com o desenvolvimento da criança. Por isso, algumas fases são estabelecidas para nomear o processo dessas expressões artísticas. Saiba quais são.

0

O desenho é uma forma forma de comunicação muito eficaz desde os primórdios da humanidade. Além disso, é como as crianças começam a se expressar. Isso faz com que essa representação artística marque o crescimento do indivíduo.

A partir do momento em que a criança aprende a memorizar as coisas a sua volta e reconhece os objetos, seus desenhos se desenvolvem. Estes passam de rabiscos a representações mais realistas.

O desenvolvimento de habilidades motoras finas também contribuem para o amadurecimento dos desenhos infantis. Isso porque os desenhos exigem movimentações mais precisas e com esse desenvolvimento, as habilidades dos pequenos músculos das mãos e antebraços aumentam.

O desenho infantil tem algumas classificações. Conheça agora as fases do desenho infantil.

1. Rabiscos Desordenados Rabiscos Desordenados

Essa fase se inicia com aproximadamente 2 anos de idade. A criança ainda não tem maturidade para entender o que está desenhando e nem sempre possui algum significado. Ela não controla seus movimentos.

2. Rabiscos OrdenadosRabiscos Ordenados

Essa fase se inicia com aproximadamente 3 anos de idade. Os rabiscos começam a ser um pouco mais ordenados e a coordenação melhora um pouco. Até mesmo para segurar um lápis ela possui mais firmeza. Mas ainda sem nomear as formas.

3. Realismo falhadoRealismo Falhado

Nessa fase, a criança já sabe o que quer desenhar, mesmo que não seja tão fácil identificar através de seus rabiscos. Ela já sabe nomear os desenhos e os elabora de acordo com o que realmente querem desenhar.

4. Estágio Pré-EsquemáticoPré-Esquemático

Nessa fase, as crianças geralmente têm de 4 a 7 anos. Os desenhos passam a ser mais conhecidos. As crianças dessa fase têm o hábito de desenhar a família ou até a si mesmo.

Além disso, os desenhos passam a ser mais organizados e as cores aparecem. Alguns, de acordo com a realidade, outros não. Isso vai de acordo com cada criança.

5. Fase do RealismoRealismo

Nessa fase, a criança busca ser mais o mais fiel possível à realidade. Isso acontece geralmente dos 8 aos 12 anos e passa a surgir uma terceira dimensão no desenho. A sua coordenação melhora e consequentemente a sua capacidade de desenhar.

Veja também: Relatório individual do aluno na educação infantil

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.