Fast-food: conheça as CONSEQUÊNCIAS de consumir esse tipo de 'alimento' frequentemente
A comida fast-food foi pensada com atrativos que facilitam a rotina, mas quando consumida com frequência gera inúmeros problemas de saúde física e emocional.
A vida moderna e as facilidades de comprar comidas processadas popularizaram o conceito de fast-food, a comida rápida industrializada.
Apesar de parecer uma opção “dos deuses” por causa da praticidade e sabor, a comida rápida e industrializada é um dos alimentos mais prejudiciais à saúde.
Esse alimento, apesar de delicioso, impacta a ingestão saudável com seu baixo valor nutricional e alto teor de componentes nocivos ao organismo.
O fast-food quase não tem proteínas e vitaminas, mas, por outro lado, é rico em sal, açúcar, sódio e gorduras trans.
Apenas no Brasil, o aumento no número de pessoas que consomem fast-food passou de 10 milhões para 14 milhões entre 2021 a 2023. Da mesma forma, o delivery de comidas também se popularizou no país durante a pandemia.
Contudo, a alimentação baseada em comidas rápidas não garante uma refeição rica em nutrientes essenciais para a sua saúde física e mental!
Consequências de comer fast-food regularmente
Manter uma rotina alimentar com muitas refeições de fast-food contribui para o desenvolvimento de alguns problemas, como:
-
Sobrepeso;
-
Obesidade;
-
Doenças cardiovasculares;
-
Diabetes tipo 2;
-
Aumento do colesterol;
-
Hipertensão;
-
Síndrome metabólica.
Além disso, o consumo de comida rápida está muito associado às emoções e ao humor. Quando uma pessoa consome esse alimento, ela sente saciedade, euforia e uma sensação de segurança.
Muitas vezes, a comida passa a ser um escape e uma forma de lidar com as alterações de humor do dia a dia, como os períodos de ansiedade.
(Imagem: Freepik/Reprodução)
Por que as pessoas escolhem a comida fast-food?
O fast-food se aplica a todas as refeições que podem ser preparadas, embaladas e consumidas rapidamente.
Normalmente, ele está relacionado ao funcionamento de uma rede de lanchonetes ou restaurantes, como Subway, Burger King, KFC e Pizza Hut. As suas principais características são:
-
Preços acessíveis e vantagens;
-
Cardápio com várias opções;
-
Padronização;
-
Rapidez no processo de preparo;
-
Embalagem descartável.
Peter Rodenbeck, o responsável pela chegada do McDonald’s ao Brasil, afirmou em uma entrevista à Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) que a rede de lanchonetes revolucionou o consumo no país com sua refeição de 15 minutos sem garfo e faca.
No entanto, uma boa alimentação vai muito além do prazer de ingerir algo de forma fácil. Definitivamente, o hábito de comer fast-food regularmente prejudica a saúde e influencia os padrões nutricionais da sociedade. Portanto, evite esse tipo de comida!
Comentários estão fechados.