6 fatos que você precisa saber sobre as dores nas costas na gravidez

De 50% a 80% das mulheres relatam dores na região durante a gravidez; você é uma delas?

O período de gestação pode ser bastante complicado para diversas mulheres, afinal, o corpo passa por diversas mudanças que podem gerar diversos desconfortos. Sendo assim, é muito comum ouvir mulheres afirmarem sentir dor nas costas durante a gravidez. Essas dores podem ser, em muitos casos, aliviadas e até evitadas, portanto, leia nosso artigo até o final e entenda melhor a respeito.

6 fatos que você precisa saber sobre as dores na gravidez

Os desconfortos na região da coluna são queixas comuns entre 50% e 80% das mulheres durante o período de gestação, pois o corpo passa por diversas mudanças, inclusive o crescimento da barriga. A dor normalmente afeta a lombar, entretanto, ela muitas vezes se espalha e atinge áreas superiores, como a cervical e a dorsal.

Essas dores apresentam intensidades das mais diversas, e, para aquelas que passam muito tempo em pé, a dor tende a ser mais intensa. Sendo assim, em muitos casos, é difícil conviver com ela, por isso a Crescer consultou alguns especialistas em ortopedia, obstetrícia e pilates a fim de trazer dicas que ajudem a lidar melhor com isso.

Qual a causa dessas dores?

Normalmente existem três fatores de mais impacto dessas dores, são eles:

  • O peso da barriga que, ao crescer, altera o centro de gravidade da mulher que altera a coluna e, consequentemente, causa dores;
  • Fatores hormonais que durante o período de gestação provocam uma maior elasticidade nos tecidos;
  • Dor ciática que aparece devido à contração do nervo ciático.

Quando as dores se iniciam?

O período pode ser bastante relativo, mas é comum que apareçam desde o início da gravidez e se intensifiquem com o passar dos meses, afinal, quanto mais o corpo muda, mais as dores aumentam.

Quem possui mais disposição?

Comumente quem possui maior predisposição são aquelas mulheres que já apresentam dores na região antes de engravidarem.

As dores são mais intensas quando a mulher espera gêmeos?

Quanto maior o número de bebês sendo gestados, mais o corpo tende a mudar, portanto, provavelmente as dores serão mais intensas.

Como aliviar as dores?

É muito importante que as grávidas não se mantenham muito tempo na mesma posição, caso se movimentar não ajude, é recomendado recorrer a analgésicos orientados pelo médico. Além disso, massagens, práticas de exercícios, acupuntura, yoga e pilates também são ótimas maneiras de aliviar as dores.

Dicas na hora de dormir

À medida que a gestação avança, fica mais difícil encontrar uma boa posição para dormir, mas a recomendação é sempre dormir de lado.

Como evitar as dores?

Caso tenha se planejado para engravidar, é possível evitá-las ao realizar um tratamento para a coluna antes mesmo de a gestação se iniciar.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.