Fauna da Amazônia: Conheça os animais que correm risco de extinção

Além de uma floresta impressionante, a Amazônia também conta com uma fauna riquíssima que está ameaçada pela caça, pesca e desmatamento.

A Amazônia foi declarada como patrimônio natural pela UNESCO em 2020, sendo o maior conjunto de fauna e flora existente. São milhares de espécies de peixes, mamíferos, répteis, anfíbios e insetos vivendo na maior floresta tropical do mundo.

Contudo, a caça e pesca desenfreada, bem como o constante desmatamento da região, são graves ameaças a essa fauna riquíssima. Por isso, listamos neste artigo quais são os animais da Amazônia que correm risco de extinção. Confira!

Leia também: Principais animais brasileiros que estão na lista de extinção

Animais da Amazônia

Na Amazônia, o que mais chama atenção é a quantidade exorbitante de espécies de animais na região. São cerca de 2 milhões de espécies, sendo que algumas podem ser encontradas exclusivamente na Amazônia.  Contudo, alguns representantes da fauna da região correm sério risco de extinção. Saiba quais são a seguir.

Mamíferos

Alguns dos mamíferos mais conhecidos da Amazônia são também os mais ameaçados de extinção. A onça pintada, por exemplo, é um dos felinos mais procurados em caças irregulares para fins de entretenimento, deixando-a assim no topo da lista de animais em extinção. Confira a seguir:

  • Onça pintada;
  • Gato-maracajá;
  • Onça parda;
  • Macaco-aranha;
  • Caraiara;
  • Gato-do-mato.

Existem também alguns mamíferos aquáticos ameaçados de extinção. É o caso do peixe-boi, muito procurado por caçadores devido à sua carne e gordura, e do boto-cor-de-rosa e o boto-cinza, ameaçados devido à pesca indevida e grandes construções hidrelétricas na região.

Aves

A diversidade de pássaros da Amazônia também é alvo de intenções criminosas, e por isso, muitas aves podem deixar de existir na região. É o que acontece com as araras, que muitas vezes são capturadas e vendidas para o tráficos de animais. Outras aves que fazem parte da lista de animais em risco de extinção na Amazônia são a ararajuba e o gavião real.

Gostou desse post? Quer saber mais? Confira: Pets exóticos: Como cuidar de uma tarântula

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More