Pets exóticos: Como cuidar de uma tarântula

TQuer saber como cuidar de uma tarântula? Confira nesse post mais sobre esse animal incrível.

A tarântula ou a aranha Caranguejeira é um pet incomum de se ter mas não é impossível, para quem tem medo ou aflição de aracnídeos não é adequado.

Não indica-se esse pet para crianças e muito menos é um pet que deve ser manuseado com frequência como dar carinho e apertar. É necessário alguns cuidados para se ter uma tarântula como animal de estimação. Então, se quiser saber como cuidar de uma tarântula acompanhe a leitura.

Perigos de ter uma tarântula

A tarântula não é um animal para fins domésticos, sendo assim a sua natureza ser mais “selvagem” mas não oferece risco nenhum para o ser humano.

Por ser um aracnídeo de porte grande, tende a causar medo, e leva uma fama de ser venenosa, mas a tarântula não possui veneno.

A aranha caranguejeira tem como método de defesa seus pelos, que podem se soltar quando ameaçada, esses pelos causam uma irritação na pele deixando vermelhidão e causando coceira.

Vale tomar cuidado com sua mordida, apesar de não ser venenosa, suas presas podem causar muita dor e talvez seja preciso ir ao hospital.

Tipos de tarântulas

Existem algumas espécies de tarântulas domésticas, mas as que são comuns para ser pet são as da espécies arborícolas e terrestres.

Para tutores iniciantes, recomenda-se ter uma tarântula da espécie terrestre, por ser mais dócil e tranquila.

As arborícolas são aranhas mais ágeis, dificultando em momentos de manuseio e sendo um pouco mais agressiva para quem não souber manuseá-la corretamente.

Como cuidar

A tarântula é um animal com necessidades singulares, sendo um animal solitário, então não recomenda-se a  ter seus cuidados junto com outros aracnídeos.

O seu habitat não precisa de muito espaço, indica-se um terrário ou de vidro ou de plástico com cerca de 10 a 20 litros se a espécie for tarântula terrestre.

No caso de tarântula arbórea é necessário um terrário vertical com cerca de 40 litros e precisa ter alguns galhos.

O substrato é um elemento muito importante para se ter no terrário, as opções mais seguras para essa aranha, são substratos de fibra de coco, cascas de madeira, terra e até mesmo vermiculite.

No caso da tarântula terrestre, é importante dobrar a quantidade de substrato no terrário, pois essa espécie gosta de fazer tocas no subsolo.

A temperatura do ambiente também é importante! Recomenda-se que o terrário tenha entre 24 ºC e 27 ºC durante o dia e a noite entre 20 ºC e 22 ºC.

Então, agora que você já sabe como cuidar de uma tarântula. Encaminhe esse artigo para aquele seu amigo que também tem essa curiosidade.

Gostou desse post? Quer saber mais? Confira: Coelho pode viajar de avião com seu tutor?

você pode gostar também

Comentários estão fechados.