Faz mal comer ovo todos os dias?
O ovo é um dos principais alimentos na dieta da maioria das pessoas. Alguns o comem todos os dias, outros creem que isso faz mal. E aí, qual a verdade?
O ovo de galinha é considerado um super alimento nutritivo e com diversos benefícios para a saúde. Mas, há quem ache que o alimento possui alto teor de colesterol e que seu uso diário pode prejudicar nossa saúde. Afinal, qual das duas crenças está correta? Descubra agora no nosso artigo se comer ovos diariamente traz malefícios!
Comer ovo todo dia faz mal?
Descubra agora se há problemas em em comer ovos diariamente.
É perigoso comer ovos todo dia?
A principal vantagem, que faz o ovo ser tão consumido, é sua praticidade. O ovo é fácil e rápido de preparar, além de poder ser feito de diversas formas, mexido, cozido, pochê ou até como ingrediente de massas e de outras receitas. Esse alimento também não tem hora certa, pode ser comido desde o café da manhã até o jantar, o que o torna muito presente em nossa rotina.
Até quantos ovos podemos comer por dia?
Segundo nutricionistas, o que deve ser avaliado, na verdade, é a quantidade de ovos consumidos no dia. Isso porque o ovo é rico em proteínas e vitaminas, como a colina e o ácido fólico, importantes para a cognição e saúde dos olhos. Dessa forma, deve ser calculada a quantidade de ovos a partir da necessidade de proteínas de cada indivíduo, além de avaliar quais serão as outras fontes de proteína na dieta.
Portanto, a quantidade é pessoal, a depender das suas necessidades. Em geral, recomenda-se de 1 a 4 ovos por pessoa em cada refeição.
Existe alguma forma mais saudável de consumir o ovo?
A resposta rápida é sim, pois a forma como você prepara seu ovo vai influenciar tanto no teor de colesterol que ele terá, quanto na quantidade de ovos que você pode consumir no dia.
Ao contrário do que se crê, o colesterol não é rico em LDL, o famoso “colesterol ruim”. Na verdade, os nutrientes presentes em sua composição favorecem a redução dos níveis de colesterol ruim no sangue.
Dessa forma, o ovo mexido em si não fará mal à sua saúde, vai depender da quantidade de gordura utilizada para o preparo. Preferencialmente, recomenda-se o uso de manteiga, azeite de oliva ou óleos vegetais em pequena quantidade, para que se mantenham baixos os níveis de colesterol.
Comentários estão fechados.