Fazer unhas em gel pode levar a doença terrível, sugere nova pesquisa; Entenda!

Artigo foi publicado na revista Nature Communications.

Vira e mexe uma manchete alarmante aparece para nos preocupar sobre algo do nosso dia a dia. Carne vermelha, desodorante, lâmpadas fluorescentes e até mesmo o celular já foram alguns dos vilões. Agora, é a vez das unhas em gel, devido a um artigo publicado na revista científica Nature Communications.

A pesquisa relatada no artigo científico sugere que fazer unhas em gel pode estar relacionado ao aparecimento de câncer de pele. Perceba que é uma possibilidade e não uma afirmação concreta. Isso porque cientistas ainda precisam se debruçar e estudar melhor esta correlação.

Qual a relação entre unhas em gel e câncer?

Antes, precisamos explicar como uma pessoa faz suas unhas em gel. A profissional apara e tira as cutículas a gosto do cliente, depois passa um gel por cima das unhas e as coloca para secar com lâmpadas de LED ou de luz ultravioleta.

Partículas do gel reagem com estas luzes fazendo-o endurecer. Assim, fica com a mesma textura e rigidez de uma unha normal. Depois, o resultado é lixado, aparado e pintado conforme solicitação do cliente.

Segundo o artigo científico, o problema estaria na exposição das mãos à luz ultravioleta. A exposição prolongada das mãos pode levar ao crescimento de células cancerígenas na pele dos clientes.

Como o estudo foi feito?

A pesquisa foi por cientistas da Universidade de Pittsburgh e da Universidade da Califórnia, expondo células humanas e de camundongos à radiação UVA das luzes ultravioletas por intervalos de 20 minutos. Assim, descobriram que a prática resultou em danos celulares similares aos vistos em câncer de pele.

“Os resultados fornecem dados essenciais ao alerta que muitos dermatologistas têm feito há muitos anos sobre as unhas em gel”, pontuou Mona Gohara, médica e professora clínica da Universidade de Yale.

“Sabemos que a luz ultravioleta causa mutações nos mecanismos de reparo do DNA nas células da pele, incluindo os melanócitos. Daí, surge o melanoma. A ciência não é nova, porém é a primeira vez que pode-se confirmar que os secadores de unha podem causar danos”, completou.

No entanto, é bom pontuar que a pesquisa foi feita apenas em células em laboratório, não em seres humanos. Portanto, esta não é uma evidência, e sim uma sugestão.

Como fazer unhas em gel sem perigos

De acordo com publicação do site norte-americano Yahoo, muitos salões de beleza estão preferindo secar as unhas em gel com um secador normal, aposentando as luzes ultravioletas. Alguns estabelecimentos também optam por usar secadores com luz de LED.

Alguns especialistas também recomendam que os clientes usem luvas que possam deixar apenas as unhas à vista. Desta forma, o contato com as luzes ultravioletas seria menor.

Passar filtro solar nas mãos também é uma das indicações. No entanto, o produto deve ser resistente à água.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.