Ferramenta de busca do Google receberá tecnologia semelhante ao ChatGPT
Empresa promete respostas mais diretas, compreensíveis e dinâmicas.
Uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, a Google, anunciou recentemente a integração de uma inteligência artificial ao seu mecanismo de busca. A ideia é melhorar as respostas oferecidas pela ferramenta por meio dos dados de um programa de IA chamado Bard, cuja proposta é semelhante ao ChatGPT.
Outras empresas, como a Microsoft, também estão entrando no universo da inteligência artificial.
IA do tipo ChatGPT será integrado ao Google
Na última quarta-feira, Prabhakar Raghavan, vice-presidente da Google, confirmou a chegada de IA nas ferramentas de busca. Trata-se de um chatbot, que receberá o nome de Bard e será um concorrente direto do ChatGPT.
A Microsoft fechou recentemente um acordo com a OpenAI. Eles planejam implementar o ChatGPT na sua ferramenta de buscas, o Bing, para aprimorar os resultados obtidos.
A Google explica que a adição de uma tecnologia do tipo no sistemas de busca trará respostas adicionais, além das tradicionais. A IA serve como uma ferramenta para melhorar as respostas, oferecendo buscas mais diretas e organizadas, logo acaba por ser um mecanismo mais adequado ao usuário.
A ferramenta também vem para melhorar as buscas visuais, como é o caso do aplicativo Google Lens. Ele permite ao usuário fazer uma pesquisa com um vídeo ou imagem, obtendo respostas personalizadas e mais exatas. Você pode, por exemplo, descobrir o local em que uma foto foi tirada apenas utilizando a ferramenta de busca. Também é possível descobrir quem é uma pessoa em uma foto, se ela estiver nos seus contatos ou for famosa.
Os funcionários da Google esperam que as opções de pesquisa se tornem bastante diversas com a implementação do recurso. No futuro, será possível combinar buscas de texto com imagens ou vídeos, gerando um resultado mais preciso e refinado. Além disso, eles dizem que as possibilidades serão infinitas, uma vez que pouquíssimo da IA foi explorado até o momento.
Comentários estão fechados.