Fez o nº 2? 5 motivos para você NÃO usar mais o papel higiênico

O papel higiênico certamente é um dos itens de higiene pessoal mais utilizados do mundo, mas apresenta certos riscos que comprometem a saúde humana.

Apesar de ser um item comum na rotina de muitas pessoas, ele pode trazer riscos à saúde e ao meio ambiente. Nesse caso, o papel higiênico contém substâncias químicas nocivas, como o cloro, que é usado ou aditivos que causam alergia.

Veja também: Perigo à vista! Se tomar café, NUNCA utilize estes 5 medicamentos

Outra preocupação é a capacidade de provocar infecções bacterianas, tornando-se uma opção pouco segura. Diante das contraindicações, é necessário pensar em métodos sustentáveis que consideram o bem-estar humano e a natureza.

Motivo nº1: entenda o problema ambiental por trás dos papéis descartáveis

Primeiramente, o papel higiênico é responsável por 15% de todo o desmatamento, um contribuinte significativo para o aquecimento global. Além disso, o processo produtivo consome muita água, energia e produtos químicos.

Segundo a World Wildlife Fund (WWF), cerca de 270 mil árvores servem de matéria-prima diariamente. Entretanto, é válido ressaltar a vulnerabilidade de quem usa esse tipo de material, buscando ter praticidade ao se limpar no banheiro.

Estudo mostra que o bidê é a melhor solução

Desse modo, um estudo publicado em janeiro de 2022 na National Library of Medicine, avaliou o uso do papel higiênico. Essa pesquisa realizada nos Estados Unidos, também fez uma comparação da ducha higiênica e do bidê.

Sendo assim, observaram que os voluntários que usaram o bidê ao urinar ou evacuar, apresentaram um número 10 vezes menor de microrganismos nas mãos. Ou seja, confere uma higienização eficaz e sustentável.

Quais os principais riscos ligados ao uso do papel higiênico?

  1. Em primeiro lugar, o papel higiênico resulta em irritação e inflamação da pele, especialmente em pessoas sensíveis ou que sofrem de hemorroidas;
  2. Dito isso, agrava quadros de Infecções urinárias, vaginais ou anais, causadas pela transferência de bactérias fecais ou pelo ressecamento da mucosa;
  3. Em relação às mulheres, podem ser observadas alterações no pH vaginal, corrimentos, coceiras e doenças sexualmente transmissíveis;
  4. Outro aspecto é a contaminação por substâncias químicas presentes no papel, que provoca reações alérgicas, hormonais ou cancerígenas.
você pode gostar também

Comentários estão fechados.