FGTS Digital deve começar a funcionar ainda este ano
O Fundo Digital é um grupo de sistemas que foram integrados para gerenciar os processos relacionados ao cumprimento da obrigação de recolhimento do FGTS.
Foi lançado pelo Ministério do Trabalho e Previdência um portal onde constam informações sobre as versões digitais do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O Fundo Digital é um grupo de sistemas que foram integrados para gerenciar os processos relacionados ao cumprimento da obrigação de recolhimento do FGTS. A esperança do governo é de que o FGTS Digital com todas as suas funcionalidades comece a funcionar ainda neste ano.
Leia mais: Caixa libera saques esquecidos do FGTS e PIS/Pasep
Também é possível encontrar notícias no portal, informações para que os usuários que utilizam os serviços tenham uma fácil adaptação com o novo ambiente digital, além dos dados sobre o FGTS Digital. Na página haverá ainda legislações consideradas apropriadas, perguntas e respostas frequentes da população e canais para contato.
É possível acessar um portal que contém material explicativo sobre o FGTS Digital no site do Ministério do Trabalho e Previdência.
O objetivo da nova plataforma é diminuir o tempo gasto pelas empresas para que cumpram suas obrigações, uma vez que será feito o uso da base de dados do eSocial. Os débitos também serão individualizados desde a sua origem, utilizando o CPF como um dos meios essenciais de identificação do trabalhador.
A forma escolhida pelas empresas para realizar o pagamento do FGTS foi o PIX. Guias de pagamentos do FGTS poderão também ser emitidas no portal do FGTS Digital ou na própria tela do ambiente virtual do eSocial.
Veja os benefícios que o FGTS Digital irá trazer:
- Emissão de guias rápidas e/ou personalizadas;
- Consulta de extratos de pagamentos realizados;
- Individualização dos extratos de pagamento;
- Verificação de débitos em aberto;
- Pagamento da multa indenizatória a partir das remunerações devidas de todo o período trabalhado.
Comentários estão fechados.