FGTS: saiba mais sobre o saque emergencial 2022
O saque emergencial do FGTS será liberado em breve para milhões de brasileiros que atendem aos requisitos para receber esse benefício. Entenda!
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foi criado com o objetivo de proteger o trabalhador demitido sem justa causa, mediante a abertura de uma conta vinculada ao contrato de trabalho. No início de cada mês, os empregadores depositam em contas abertas na Caixa, em nome dos empregados, o valor correspondente a 8% do salário de cada funcionário.
Leia também: Saiba como sacar o FGTS em casos de doença e problemas de saúde
O FGTS é constituído pelo total desses depósitos mensais e os valores pertencem aos empregados que, em algumas situações, podem dispor do saldo depositado em seus nomes. Nesse sentido, em abril, começará o saque emergencial do FGTS liberado pelo governo. A Caixa pretende liberar esse recurso para milhões de brasileiros.
Por conseguinte, além da liberação antecipada do FGTS, outras medidas econômicas foram tomadas, como a antecipação do 13º salário do INSS e a ampliação da margem do empréstimo consignado. Dessa forma, a Medida Provisória nº 1.105 publicada no Diário Oficial da União possibilita o saque de até R$ 1.000 por trabalhador até o dia 15 de dezembro de 2022, priorizando as contas relativas a contratos de trabalhos extintos e posteriormente para outras contas vinculadas, iniciando também pela que tiver o menor saldo.
Como consultar?
Caso o trabalhador não queira fazer o saque do FGTS, é preciso solicitar o cancelamento do crédito automático até o dia 10 de novembro, mesmo após a realização do crédito em conta poupança no Caixa Tem. Para consultar o valor disponível, é necessário acessar o aplicativo do FGTS ou o site da Caixa. A consulta também poderá ser feita nas agências bancárias e no site do FGTS, porém, só estará disponível a partir do dia 8 de abril.
Pelo aplicativo do FGTS será possível ver a quantia que será creditada, em que depósito esse valor estará e decidir se quer ou não o recebimento dos valores. Caso a resposta seja não, é possível através do aplicativo solicitar o retorno do dinheiro disponibilizado para a conta do FGTS. O aplicativo está disponível tanto para IOS quanto para Android.
Calendário de pagamentos
O calendário para saque do benefício irá seguir a ordem do mês de nascimento do trabalhador. Confira:
- nascidos em janeiro recebem no dia 20 de abril;
- nascidos em fevereiro recebem no dia 30 de abril;
- nascidos em março recebem no dia 04 de maio;
- nascidos em abril recebem no dia 11 de maio;
- nascidos em maio recebem no dia 14 de maio;
- nascidos em junho recebem no dia 18 de maio;
- nascidos em julho recebem no dia 21 de maio;
- nascidos em agosto recebem no dia 25 de maio;
- nascidos em setembro recebem no dia 28 de maio;
- nascidos em outubro recebem no dia 1 de junho;
- nascidos em novembro recebem no dia 8 de junho;
- nascidos em dezembro recebem no dia 15 de junho.
Comentários estão fechados.