Ficou no escuro? Descubra como ganhar um desconto na conta de luz

Moradores que ficarem mais de quatro horas sem energia podem solicitar descontos na conta de luz.

Diversos bairros da cidade de São Paulo (SP) estão sendo atingidos por apagões desde a tarde de sexta-feira (3). Ao todo, mais de 700 mil moradores da capital paulista haviam sido afetados até a tarde deste domingo (5). Diante desta situação, os moradores afetados podem solicitar desconto nas contas de energia.

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De acordo com a Resolução Normativa 1.000, de 2021, da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), os consumidores que ficarem por mais de quatro horas sem energia elétrica podem solicitar o reembolso pelo transtorno. A resolução aponta ainda que os ressarcimentos devem ser realizados de forma automática, em até dois meses após a interrupção do serviço.

“Ultrapassado esse prazo [de quatro horas], o consumidor tem o direito de ser ressarcido(a) mediante um desconto na fatura, proporcional ao tempo que ficou sem energia elétrica após o tempo-limite”, afirmou Alexandre Ricco, advogado especialista em direito do consumidor, ao portal R7. A medida é válida independentemente dos motivos que ocasionaram o corte.

Ressarcimento pode incluir danos em eletrodomésticos

No caso das famílias que tiveram prejuízos materiais devido à queda de energia elétrica, como danos em eletrodomésticos, eles podem solicitar a reparação dos danos sofridos. Nessas situações, é determinado que a concessionária de energia elétrica é a responsável pelos estragos causados pela variação na rede de energia.

De acordo com a Proteste, o reparo pode ser feito por meio de três alternativas. São elas: conserto do produto estragado, substituição por um item equivalente, pagamento do conserto ou ressarcimento do valor total do aparelho estragado.

Para solicitar a reparação do aparelho, é indicado que o consumidor entre em contato com a concessionária de energia o mais rápido possível. No entanto, o pedido poderá ser realizado em até 90 dias após a provável data dos danos elétricos.

A Enel informou que “seguirá com a mobilização total dos profissionais e reforço em várias frentes, como call center e operação de campo. A companhia orienta que os clientes acessem os canais digitais da companhia para abrir chamado de falta de luz, por meio do app Enel São Paulo e agência virtual do site www.enel.com.br.”

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