Os 29 melhores filmes sobre a Primeira Guerra Mundial

Entenda como foi o conflito a partir de obras cinematográficas que narram, de diferentes ângulos e maneiras, o período de horror vivido no início do século XX.

0

A humanidade vivenciou, nas duas primeiras décadas do século XX, um dos períodos mais sombrios de sua história: a Primeira Guerra Mundial. Iniciada a partir do assassinato do príncipe do império austro-húngaro, Francisco Ferdinando, durante sua visita a Saravejo (Bósnia-Herzegovina), o conflito durou de 1914 a 1918 tendo a Europa Central como principal palco.

No entanto, os estilhaços da guerra se espalharam pelo mundo todo, afetando países que, de certa forma, se envolveram com o conflito. O saldo foi a morte de, aproximadamente, 9 milhões de pessoas, entre civis e militares. O número de feridos, entretanto, chegou a aproximados 30 milhões. Tanto horror não passaria despercebido pelas lentes do cinema que, até hoje, procuram retratar o conflito de diferentes ângulos.

Alguns longas, entretanto, merecem destaque tanto por ilustrar, de forma real, como era a vida no front, quanto por envolver personagens muitas vezes esquecidos pelos livros. Confira, a seguir, os 29 melhores filmes sobre a Primeira Guerra Mundial para aprender um pouco mais sobre esse período.

Glória feita de sangue

O filme de Stanley Kubrick leva o espectador ao terror físico e psicológico presentes na guerra de trincheiras. Para se ter uma ideia da intensidade, o longa foi censurado até 1970 pelo exército suíço pela presença de informações práticas sobre o conflito.

Monty Python – O Sentido da Vida

O terceiro longa produzido pelo grupo de comédia inglês Monty Python para tentar explicar o sentido da vida. O filme traz esquetes sobre as fases da vida, desde o nascimento até a morte, incluindo como era a vida durante uma batalha da Primeira Guerra.

O Grande Desfile

O longa traz a história do filho de um rico empresário americano que se alista na Primeira Guerra Mundial, sendo enviado para a França. Lá, se apaixona e faz amizade com soldados pertencentes à classe operária.

Os Doze Macacos

O longa de ficção científica traz a história de James Cole, presidiário que participa de um experimento que o faz voltar no tempo a fim de alertar gerações passadas sobre a devastação que a Terra viria a sofrer devido a um vírus mortal. Em uma dessa viagens, Cole para em uma batalha da Primeira Guerra Mundial.

Os Campos Voltarão

O filme de 2014 é ambientado no final do conflito e foi inspirado por fatos históricos do exército italiano. O objetivo é mostrar quem sobreviveu à Guerra e não quem venceu.

Nada de novo no front

O filme de 1930 conta sobre as desilusões de um grupo de jovens ao descobrirem o horrores da Guerra. Inspirado pelo livro homônimo de Erich Maria Remarque e dirigido por Lewis Milestone.

Eterno Amor

Este filme francês conta a história de uma moça cujo noivo foi lutar na Primeira Guerra Guerra Mundial. Protagonizado por Audrey Tautou, de O Fabuloso Destino de Amélie Poulain.

Lawrence da Arábia

Vencedor de sete Oscars, é considerado um dos melhores filmes históricos da História. Na narrativa, um oficial britânico faz parte das campanhas da península arábica na Primeira Guerra Mundial.

Lendas da Paixão

O filme é ambientado em um período de dez anos antes do início da Primeira Guerra até meados da década de 1930. O longa retrata a o conflito por meio de diferentes cenários, desde um funeral até uma mesa de jantar.

Cavalo de Guerra

O longa dirigido por Steven Spielberg, também, começa antes do conflito e termina após Primeira Guerra Mundial tendo como cenário inicial uma Inglaterra rural. Contando a história da amizade entre um rapaz e um cavalo vendido para a Guerra, o filme mostra os campos de batalha e as relações entre os próprios soldados.

Asas

O pano de fundo é o triângulo amoroso formado por dois rapazes de classes econômicas distintas e uma moça. Os jovens se tornam pilotos durante a Primeira Guerra Mundial e, por isso, o filme impressiona com as cenas de aviação criadas na época.

O Grande Ditador

Este é o primeiro filme falado de Charles Chaplin e, como não poderia deixar de ser, traz a sátira sobre a ascensão de Adolf Hitler, na Alemanha, desde o final da Primeira Grande Guerra, até a explosão do segundo conflito.

A Patrulha da Madrugada

Mais um longa que tem como foco pilotos que atuaram no grande conflito. Os protagonistas são dois aviadores da Força Aérea Inglesa que antipatizam com o comandante por ele enviar pilotos novatos em combate. Porém, o que eles não sabiam é que seu superior, de fato, tentava impedir a prática em uma tensão que aumenta quando o Barão Vermelho e o esquadrão de elite alemão tomam a linha de frente dos ingleses.

Gallipoli

Diferente de outras produções, o longa ressalta a importância dos australianos no período da Primeira Guerra Mundial. Nele, é retratado como os soldados perderam a inocência devido o conflito armado.

Feliz Natal

O diferencial deste filme é mostrar os poucos momentos de humanidade vividos durante a Primeira Guerra. Narrando um fato que, realmente, aconteceu, o longa conta o momento em que, nas vésperas do Natal de 1914, tropas francesas, alemãs e belgas estabelecem uma trégua da guerra e decidem comemorar a data entre si. Obviamente, os comandantes discordaram da atitude e mandaram que os homens voltassem a guerrear.

Uma aventura na África

Mais um longa ambientado fora dos campos de batalha europeus, desta vez, na África. A trama gira em torno de um aventureiro proprietário de embarcação que é convencido por uma inglesa a destruir um navio alemão no Congo Belga. Mas, para isso, precisam navegar pelas águas turbulentas do Rio Congo, claro, enfrentando todos os tipos de adversidade

Carlitos nas Trincheiras

Mais um de Charles Chaplin tendo o conflito como tema. Ambientado na França da Grande Guerra, o ator representa um recruta transformado em herói que, depois, é convocado para uma missão de risco nas linhas inimigas.

Anjos do Inferno

Dois irmãos alistam-se ao começar à Primeira Guerra Mundial. Os dois se voluntariam para uma difícil missão de bombardeio, e enquanto um se arrisca para tentar perder a fama de covarde, o outro está sempre o protegendo.

A invenção de Hugo Cabret

O pequeno Hugo Cabret fica órfão após a morte trágica do pai e passa a morar em uma estação ferroviária na Paris, ainda na década de 1930. Vivendo aventuras ao lado de uma amiga e um robô quebrado, o menino protagoniza uma crítica da sociedade europeia no entre-guerras.

J’accuse

Em uma triste ironia do destino, dois homens envolvidos com a mesma mulher (o marido e o amante) se encontram nas trincheiras da Primeira Guerra e compartilham seus horrores.

A Patrulha Perdida

Uma tropa da Cavalaria Britânica fica isolada no deserto da Mesopotâmia. O sargento é obrigado a assumir o comando com a morte do oficial enquanto assiste cada um de seus comandados serem apanhados e mortos pelos árabes.

Caminho da Glória

Um dos trabalhos mais expressivos sobre os horrores da guerra, o filme traz a história de um tenente francês que luta contra o avanço alemão durante a Primeira Guerra Mundial. Porém, ele não percebe que sua obsessão pela vitória o está transformando em seu pior inimigo.

A Grande Ilusão

O clássico ambienta a Primeira Guerra Mundial a partir de um grupo de soldados franceses aprisionados em um campo alemão de 1916. Com isso, faz uma análise do conflito e do comportamento humano perante seus horrores.

Sargento York

Um soldado pacifista precisa abandonar suas crenças cristãs ao ser convocado para o front na Primeira Guerra Mundial.

A Grande Guerra

Na Itália de 1916, dois jovens são convocados para se alistar no exército e, assim, lutar na Primeira Guerra Mundial. Mesmo fazendo de tudo para escapar, acabam no front e se veem responsáveis por uma missão decisiva.

O Rei e o Cidadão

Um oficial é designado para designar soldado acusado de deserção e, durante a investigação, percebe a existência de inúmeros fatos obscuros.

Crepúsculo das Águias

Crepúsculo das Águias

O drama ambientado na Alemanha do fim da Primeira Guerra conta a história de um camponês que é promovido à elite da força aérea alemã. Ele, então, precisa lutar não só contra seus inimigos mas, o preconceito dos colegas da aviação nascidos em classes mais abastadas. Engajado para salvar sua honra, prova que fará de tudo para ganhar a Blue Max, a medalha mais cobiçada pela aviação em seu país. Porém, para isso, precisará pegar um preço mais alto que imaginava.

Esse Mundo É dos Loucos

Confundo com um especialista em explosivos, um ornitologista é enviado a uma cidadezinha francesa em plena Primeira Guerra. Sua missão é investigar um obscuro relatório da resistência a respeito uma bomba plantada pelos alemães para destruir um depósito de armas. Porém, ele acaba perseguido por soldados inimigos e refugia-se em um hospício. Como se não bastasse a situação, os internos acreditam que estão sendo visitados pelo Rei de Copas.

Oh! Que Bela Guerra!

O musical trata de maneira, ironicamente, a forma como a Europa lidou com a Primeira Guerra. Usando canções da época, ridiculariza acontecimentos como a própria comemoração do Natal, fazendo das trincheiras um palco de música e dança.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.