Flor "mística" japonesa reaparece em floresta do país após 30 anos sendo considerada extinta

A 'lanterna das fadas', como é conhecida, foi reencontrada por pesquisadores de uma universidade do Japão em meio a estudos sobre espécimes de plantas.

Botânicos japoneses foram surpreendidos ao descobrir que uma planta fascinante e pouco conhecida, chamada lanterna das fadas, reapareceu em uma floresta do país, após trinta anos sendo considerada extinta.

O nome remete à sua aparência, que parece uma pequena lanterna. Composta por uma cor amarela vibrante, a planta é conhecida por ser mística.

Um espécime raríssimo

Algo interessante sobre a “lanterna das fadas”, como é conhecida a pequena flor, é que ela não realiza fotossíntese e não possui folhas.

Apesar disso, ela pertence ao gênero Thismia e já foram descritas noventa espécies em diversas partes do mundo, inclusive em terras brasileiras.

Durante cerca de 30 anos, uma dessas espécies, com nome científico de Thismia kobensis, foi considerada extinta.

Ela havia sido descoberta no Japão, em 1992, e nunca mais tinha sido vista, devido ao desmatamento na cidade de Kobe, região na qual ela foi encontrada nos anos 90.

Após três décadas, cientistas conseguiram redescobrir essa espécie de lanterna-de-fada, a aproximadamente 30 km da localização em que foi originalmente descoberta.

Essa descoberta proporcionou aos pesquisadores uma oportunidade única de identificar características inéditas da planta, como as diferenças entre as espécies pertencentes ao mesmo gênero.

Semelhanças com a prima americana

Os pesquisadores ficaram surpresos ao descobrir um possível conexão de parentesco entre a lanterna-de-fada de Kobe e a lanterna-de-fada-americana (Thismia americana).

A Thismia americana foi encontrada há mais de 100 anos, próximo a cidade Chicago, sendo atualmente considerada uma espécie em extinção.  

Essa relação serve para fomentar a teoria da migração de plantas através do Estreito de Bering. O principal vestígio disso é que as espécies de plantas no Leste da Ásia e na América do Norte apresentam similaridades morfológicas.

Lanterna das fadas também pode ser encontrada no Brasil

Uma das espécies dessa flor rara pode ser encontrada no Brasil, chamada de Thismia panamensis. Ela foi encontrada pela primeira vez em 2015, no Parque Natural Municipal da Mata do Açude, na cidade de Jataí, em Goiás.

A versão brasileira possui tons rosados e mede entre 3 a 6 centímetros. Sua floração acontece durante a estação chuvosa.

Essa descoberta mostra a importância da preservação de habitats naturais e da realização de pesquisas para o conhecimento e conservação de espécies, como a lanterna-de-fada.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.