Fontes históricas
As fontes históricas são os vestígios do passado que auxiliam o historiador a desenvolver pesquisas históricas.
Você sabe o que são fontes históricas? As fontes históricas são vestígios do passado que permitem que o historiador desenvolva sua pesquisa e responda questões referentes a elas. Dessa maneira, as fontes assumem um papel de total importância para a pesquisa histórica dando credibilidade à mesma.
O termo “fonte” é compreendido como documento que registra e comprova o vestígio do passado.
Até o século XIX, acreditava-se que o passado só poderia ser estudado por meio de fontes escritas oficiais, o que limitava o trabalho do historiador somente a esses documentos.
Contudo, a partir do século XX, passa-se a compreender como fonte histórica tudo o que foi produzido pelo ser humano desde os primórdios, ou seja, desde antes da escrita.
Com isso, fontes de natureza oral e material passam a ser consideradas tão importantes quanto documentos escritos para se compreender o passado. Esse movimento na pesquisa histórica permitiu que surgissem novas discussões ao mesmo tempo em que contribuiu para o crescimento da produção histórica.
Por isso o século XX foi marcado por um salto considerável em publicações de temas históricos.
Tipos de fontes históricas
As fontes históricas podem ser desde artefatos arqueológicos a dispositivos eletrônicos. É importante que se compreenda que todos os tipos de fontes históricas são importantes para o desenvolvimento da pesquisa. Contudo, existe uma diferença de complexidade entre elas.
Fontes históricas escritas
As fontes históricas escritas consistem em documentos que possuem frases e textos. Alguns exemplos de fontes escritas são:
- Cartas
- Discursos
- Leis
- Livros
- Letras de músicas
- Poemas
- Jornais
- Revistas
- Folhetos
Fontes históricas materiais
As fontes históricas materiais são os vestígios do passado deixados pelo homem. São as fontes mais amplas que existem pois tudo que foi produzido pelo homem desde a sua existência é passível de pesquisa. Podemos exemplificar algumas fontes materiais, como:
- Esculturas
- Pinturas rupestres
- Pinturas
- Vestuário
- Cerâmicas
- Urnas funerárias com ossos humanos
- Pedras lascadas e polidas
- Monumentos
- Fóssil
Fontes históricas orais
As fontes históricas orais são fontes que envolvem a fala. Em sociedades que a escrita não é dominada por todos os seus membros (como algumas comunidades indígenas, por exemplo), sua história é narrada e transmitida pela fala dos mais velhos.
Assim, a memória do narrador se torna uma importante ferramenta para se construir a história que passa de geração para geração.
As fontes históricas orais permitem perceber como o grupo envolvido no fato passado vivenciou e percebeu o desenrolar dos acontecimentos. Alguns exemplos de fontes orais são:
- Lendas
- Mitos
- Relatos
- Documentários
- Entrevistas
- Discursos
Percebe-se, então, que as fontes históricas são variadas. Cada uma demanda um cuidado diferente por parte do historiador que deve se encarregar de extrair delas argumentos sólidos que sustentarão sua pesquisa.
Nesse sentido, a atuação do historiador é de suma importância para a pesquisa histórica, pois dependerá da forma como ele manuseará as fontes que a história será difundida.
Veja também: Qual é o conceito de História? – Para que serve, períodos históricos e fontes
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.