Forças de caráter: estudos revelam que entusiasmo e esperança ocupam o pódio

Confira abaixo os principais pontos sobre o estudo feito a respeito das forças de caráter. Veja como isso pode te ajudar no dia a dia.

Embora algumas pessoas não acreditem, o caráter de uma pessoa tem muita influência positiva nos aspectos de saúde dela. O entusiasmo, a esperança e a autorregulação são alguns pontos que fazem bem ao indivíduo de mais de uma forma. Os especialistas na área de psicologia aconselham que fiquemos atentos aos pontos fortes do nosso caráter que nos propusemos a desenvolver ao longo da vida.

Os pontos fortes de caráter, segundo Dorota Weziak-Bialowolska

Podemos citar que há pontos fortes que poderão e até devem ser abordados, como a gentileza, criatividade e bravura. Psicólogos relatam que estas qualidades trazem benefícios para a vida, o que acaba desenvolvendo um bem-estar emocional e melhorias para a saúde física de qualquer indivíduo.

A autora do estudo, Dorota Weziak-Bialowolska, cita muita coisa sobre a psicologia positiva e diz que as “forças de caráter” são traços da personalidade positiva e moralmente valorizados. Para ela, o objetivo do seu estudo é identificar os bons estímulos advindos do caráter de uma pessoa.

Para Dorota, estas forças de caráter que proporcionam um bem-estar que também resultam de descobertas empíricas, indicando que agir conforme os padrões éticos e as regras aceitas contribuem para uma saúde melhor.

Por meio de uma pesquisa realizada com 60.000 pessoas, em parceria com o Inventário de Forças de Valores em Ação [VIA-IS], foram examinadas 24 forças de caráter e 15 resultados de saúde.

Quando trataram da qualidade de vida relacionada à saúde, o efeito predominantemente positivo foi de entusiasmo e a esperança. Quando trataram dos mesmos parâmetros, mas de maneira negativa, os resultados foram gentileza e apreciação da beleza, pois há a possibilidade de a pessoa se concentrar somente no exterior, esquecendo-se das pistas internas relacionadas à saúde mental e física.

De maneira macro, o que mais se mostrou presente foi o entusiasmo. Os estudos ainda apontaram que ele está associado à redução de depressão e aos hábitos de saúde positivos, incluindo também a alimentação saudável.

Outra observação acerca das forças de caráter foi feita.

Segundo Weziak-Bialowolska, quando a pessoa traz muita ou pouca destas forças para uma situação particular, isso poderá causar um efeito negativo sobre si mesma ou sobre outros. A nível de exemplo, temos o julgamento. Esta é uma força de caráter que, quando usada em excesso, pode causar impressões de egocentrismos.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.