Ford: robôs já operam máquinas sozinhos

A empresa vem inovando em tecnologia com a finalidade de otimizar os processos produtivos, criando interfaces que possibilitam operações sem interação humana. Entenda!

Desde a Revolução Industrial, vimos que há diferença quando o serviço é automatizado, podendo reduzir custos e aumentar a produtividade. Desse modo, surgiram muitas ferramentas que podem ajudar a agilizar diversos processos e aumentar a eficiência em diversos setores no dia a dia.

No que tange o trabalho, por exemplo, a utilização de programas e ferramentas tecnológicas possibilita a redução dos custos e o aumento do rendimento. Então, veja a seguir como a tecnologia no trabalho pode ajudar a desempenhar mudanças no seu negócio.

Leia também: Peixes robóticos “biohíbridos”: Conheça o novo mecanismo criado com células do coração humano 

Em vista disso, a montadora americana Ford está aprimorando um sistema que permite que máquinas interajam entre si, criando uma linha de montagem completamente autônoma. Esse sistema vem sendo operacionalizado sem humanos com um sistema de manufatura de componentes customizados, em pequeno volume, como as peças do Shelby GT500, versão exclusiva do Mustang, um dos principais modelos da marca no mercado americano.

A ideia desse tipo de produção está ligada à criação de uma interface na qual maquinários de diferentes tipos conversam entre si. Ou seja, em suma, essa interface possibilita que um robô se conecte a uma impressora 3D e instrua os comandos necessários para a fabricação de um componente.

Essa via de comunicação vem sendo utilizada para ligar uma impressora 3D Carbon com robôs Javier da KUKA, comuns na linha de montagem. É importante destacar que o sistema entrega peças fabricadas com precisão e continuamente durante todo o dia, sendo apenas necessário um intervalo para recarregar.

A Ford destaca também outro fator que fortalece o projeto, que é o fato do robô encarregado de controlar a impressora ser capaz de aprender sozinho. Com o comportamento autônomo das máquinas, a participação humana no processo fica limitada ao trabalho de realizar o upload dos designs das peças a serem produzidas para a memória interna da impressora, bem como fazer a manutenção dos equipamentos.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.