Jos Avery confessa ter omitido a verdadeira origem de seus retratos
O fotógrafo enganou milhares de pessoas em sua conta no Instagram ao criar obras a partir de inteligência artificial.
O limite entre a inteligência humana e a artificial, torna-se cada vez mais sutil. Em consoante a isso, o famoso fotógrafo Jos Avery, confessou que os retratos disponibilizados em sua rede social @averyseasonart no Instagram são fabricados por inteligência artificial. Tal revelação, surpreendeu milhares de pessoas e instigou diversas reações e reflexões, acerca do artista, da obra e do futuro da arte.
A verdade por trás das obras de Joe Avery
Confira agora, a realidade dos retratos e do experimento de Joe Avery.
O experimento
Famoso por suas postagens de retratos realistas em preto e branco e com fundo desfocado de pessoas em seu cotidiano, o fotógrafo Joe Avery confessou usar de inteligência artificial, através do programa Midjourney, para realizar seus projetos.
Inicialmente, relata Avery, a conta no Instagram era vista como uma experiência, pois ele queria determinar se o público conseguiria diferenciar imagens produzidas por IA, de fotografias reais.
Porém, o explosivo sucesso de sua conta acabou fascinando e consequentemente enganando milhares de seguidores sobre a real origem dos retratos.
Mais de 22 mil enganados
A mentira acabou indo longe demais e as dúvidas acerca das obras foram alimentadas pelo próprio Avery. Através de respostas evasivas sobre origem de suas criações, ele chegou até mesmo a afirmar que suas obras foram tiradas por uma Nikon D810.
Enquanto, em realidade, tratava-se de imagens geradas por um prompt de texto no Midjourney que eram posteriormente ajustadas no Photoshop.
As respostas de seus seguidores a essa polêmica revelação foram as mais variadas. A revelação foi feita pelo próprio Avery, em virtude da busca por uma consciência tranquila e uma boa noite de sono, como o mesmo afirmou.
Algumas mensagens foram brutais, desmerecendo seu valor como artista e denominando seu trabalho como fraude e imitação. Enquanto outros reconheceram seu trabalho como inovador, valorizando as belezas das criações e as possibilidades entregues por elas.
Inteligência humana x inteligência artificial
O fato da “humanidade” ser uma das características mais marcantes de suas obras foi um dos principais motivos para o choque de realidade entre seus seguidores.
Afinal, a ideia de que o avanço da inteligência artificial tenha chegado ao limite em que nem mesmo conseguimos distingui-la dos feitos humanos pode incomodar.
E essa batalha entre a inteligência artificial e humana foi reconhecida pela iniciativa do Future of Life Institute e abraçada por grandes autoridades da área.
Recentemente foi lançada uma nota pelo instituto em favor da paralisação dos avanços em pesquisas com inteligência artificial pelos próximos 6 meses, assegurando um desenvolvimento de segurança, já que essa competição entre a inteligência humana e a artificial foi caracterizada como um grande risco para a sociedade atual.
Comentários estão fechados.