Fototropismo

Você sabia que as plantas se movimentam?

0

Fototropismo é o movimento de uma planta em relação a uma fonte de luz, ou seja, é um mecanismo que as plantas possuem para melhorar a obtenção da luz necessária para realizar fotossíntese ou para se proteger do excesso de luz.

Sendo assim, temos dois tipos de fototropismo: o positivo, quando ele acontece em direção a fonte luminosa e o negativo, quando o movimento ocorre em direção contrária a fonte luminosa.

Fototropismo e as auxinas

O fototropismo é um mecanismo químico e a auxina é o hormônio vegetal envolvido nesse processo. Esse hormônio está relacionado ao crescimento da planta e sua produção é regulada por intensidade luminosa.

Quando a planta recebe mais luz de um lado as auxinas migram para o lado não iluminado, induzindo o alongamento de células do lado menos iluminado da planta e permitindo assim a movimentação para o lado iluminado.

Mas também pode acontecer da planta estar em um ambiente com pouca luz, nesse caso as auxinas irão agir no meristema fundamental, fazendo com que a planta cresça rapidamente em altura, esse processo é chamado de estiolamento.

Fototropismo e ação das auxinas
Fototropismo e ação das auxinas

Fototropismo positivo

Você já reparou que as plantas que temos dentro de casa sempre voltam suas folhas em direção a janela mais próxima? Esse também é um processo de fototropismo positivo e acontece pela ação das auxinas.

Fototropismo Positivo - plantas crescendo em direção a janela
Fototropismo Positivo – plantas crescendo em direção a janela

O fototropismo positivo é facilmente observado em nossa casa ou na natureza, os girassóis são ótimos exemplos pois estão sempre se movimentando para o lado do sol.

Fototropismo Positivo - Girassol
Fototropismo Positivo – Girassol

Fototropismo negativo

O fototropismo negativo é quando o a planta cresce em direção contrária a fonte luminosa. As raízes, com exceção dos pneumatóforos, possuem fototropismo negativo.

Veja também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.