Frango com quiabo: Aprenda a fazer a versão baiana dessa receita típica mineira

Sendo um prato típico mineiro, o tradicional frango com quiabo foi repaginado. Confira!

A denominada “panelada” de frango com quiabo ficou muito famosa por conta da sua presença constante nas mesas de famílias mineiras. Um dos fatores que influenciavam esse acontecimento era o baixo custo do prato e seu alto valor nutricional. No entanto, a receita acabou sendo repaginada ao chegar na Bahia. Assim, veja como fazer a versão baiana do frango com quiabo, uma receita típica mineira.

Leia mais: Aprenda o jeito correto de requentar a carne sem ressecá-la

Como fazer a versão baiana do frango com quiabo mineiro?

Essa deliciosa receita possui o tempo de preparo de 1 hora e rende aproximadamente 6 porções. Confira agora os elementos necessários para a sua preparação.

Ingredientes

  • 5 dentes de alho;
  • 1 cebola grande bem picada;
  • Meio pimentão verde;
  • Pimenta e sal a gosto;
  • Cheiro verde a gosto;
  • 1kg de quiabo;
  • 1 kg de coxa e sobrecoxa;
  • Leite de coco;
  • 1 xícara de chá de óleo.

Modo de preparo

Antes de começar o preparo do prato, é necessário temperar o frango previamente, para que ele fique bem saboroso. Para isso, utilize um pouco de alho amassado, sal, pimenta e colorau (nossa recomendação). Caso goste, você pode ainda adicionar vinagre à mistura. Logo após, deixe na geladeira por cerca de 30 minutos.

Depois disso, faça um belo refogado com o alho, a cebola e o pimentão verde. Em seguida, acrescente a coxa e a sobrecoxa no leite de coco, parcialmente diluído em água, temperado com tempero verde e outros condimentos à gosto.

Sendo assim, com o quiabo já lavado e bem sequinho, corte-o em rodelas finas. Então, em uma outra panela, aqueça uma xícara de óleo e acrescente o quiabo picado, deixando-o refogar até que não tenha mais nenhuma baba. Esse processo pode levar cerca de 20 minutos.

Por fim, após 30 minutos de cozimento da mistura do frango com o leite de coco, adicione o quiabo refogado na panela. Logo após, espere cozinhar por mais um tempo e prove para verificar se há a necessidade de mais tempero. Caso sim, faça os ajustes necessários e estará pronto para servir!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.