Fuja DESTAS profissões se você está procurando uma carreira de sucesso
Já pensou em passar cinco anos na faculdade, e depois se decepcionar com a profissão? Isso não vai acontecer se você conferir esta lista antes de escolher seu curso.
Já pensou em passar entre três e cinco anos no ensino superior, mas depois se sentir completamente insatisfeito com sua escolha?
Sem dúvidas, o tempo é algo precioso. Para que você não o desperdice, vamos listar quais são os cursos com os quais os profissionais mais se sentem insatisfeitos. Para saber mais, acesse aqui.
Os cursos em questão foram revelados por meio de uma pesquisa da ZipRecruiter, que entrevistou 1.500 graduados. Confira os principais cursos dos quais você vai precisar fugir, de acordo com as pessoas entrevistadas.
Cursos que decepcionam
Jornalistas
O curso que mais decepcionou os entrevistados foi o de jornalismo. 87% desses estudantes afirmaram estarem arrependidos, sobretudo por causa do salário médio, considerado baixo. Como alternativa, muitos acabam migrando para outras áreas da comunicação.
Sociólogos
72% dos sociólogos reclamaram tanto do salário quanto da valorização de modo geral. Além disso, existe uma certa restrição quanto à atuação.
Normalmente, este grupo permanece somente nas salas de aula, ao contrário de outras licenciaturas que podem garantir vagas em diferentes ambientes de trabalho.
Artistas
Os artistas compartilham do mesmo nível de decepção que os sociólogos. 72% destacam que não conseguem viver da profissão, assim como não veem possibilidades de crescimento na área.
Comunicólogos
64% das pessoas na área de comunicações afirmam que os baixos salários, a desvalorização e a competitividade, que gera limitações, andam lado a lado.
Educadores
Os profissionais que cursaram licenciatura se mostram decepcionados devido ao modo indiferente com que são tratados pelos alunos, responsáveis e pelas próprias instituições de ensino.
Além disso, o salário dos professores no Brasil tem sido questionado há anos. Isso faz com que 61% dos educadores se decepcionem com a escolha.
Profissionais do marketing
Profissionais de marketing afirmam que, apesar da possibilidade de crescimento na área, as contrapartidas financeiras são extremamente limitadas.
É difícil ter benefícios suficientes para arcar com os custos básicos de sobrevivência e, por causa disso, 60% dos profissionais de marketing estão insatisfeitos com a escolha do curso superior.
Assistentes médicos
Para atuar nesta área, é preciso ter muito esforço mental. Além disso, a rotina fica restrita, pois as jornadas de trabalho são longas e, consequentemente, cansativas.
Por estes motivos, além da falta de atualização salarial, 58% da assistência médica está insatisfeita com a profissão.
Cientistas políticos
Esta sempre foi uma área difícil, porém tudo se complicou em meio à polarização pela qual o Brasil passou recentemente. Em vista disso, os cientistas políticos estão tendo que lidar com uma grande pressão social.
Além disso, existem muitas competições partidárias. Ademais, as pesquisas, que são essenciais para a profissão, não são custeadas. Por isso, 56% dos cientistas políticos estão decepcionados.
Biólogos
Por fim, 52% dos biólogos também enfrentam limitações de atuação na sala de aula. A maioria deles relata que é difícil conceber um plano de carreira, e o campo da pesquisa também se apresenta como um desafio.
Comentários estão fechados.