Função Referencial

A função referencial é a mais comum das funções da linguagem e centra-se na informação. A intenção do emissor ao utilizá-la é transmitir dados da realidade de uma maneira direta e objetiva, eliminando possíveis ambiguidades e palavras empregadas em seu sentido denotativo.

0

Todos os dias estamos envolvidos em uma imensa quantidade de atos de comunicação. Isso acontece porque somos seres sociais que utilizam a linguagem para a interação. Para que a comunicação aconteça, é necessário que os interlocutores utilizem um sistema qualquer de sinais, desde que ele seja devidamente organizado e capaz de transmitir uma mensagem de maneira adequada.

Ao elaborarmos uma mensagem, dependendo da nossa intenção, do sentido que queremos dar a ela, podemos enfatizar um dos fatores da comunicação defendidos pelo linguista Roman Jackobson. As chamadas funções da linguagem são fatores fundamentais à comunicação, e mostram que, para cada contexto comunicacional há uma função que melhor cumpre determinado propósito. Hoje falaremos sobre a função referencial, que certamente está entre as mais utilizadas em nosso dia a dia.

A função referencial é a mais comum das funções da linguagem e centra-se na informação. A intenção do emissor ao utilizá-la é transmitir dados da realidade de uma maneira direta e objetiva, eliminando possíveis ambiguidades e palavras empregadas em seu sentido denotativo.

A função referencial pode ser encontrada em textos dissertativos, técnicos, instrucionais, jornalísticos, todos informativos por excelência. Esses textos estão centrados no referente, isto é, naquilo de que se fala, e normalmente são escritos em terceira pessoa e com frases estruturadas na ordem direta. Desta forma, podemos concluir que a função referencial tem como propósito transmitir informação. Veja alguns exemplos:

[box type=”note” align=”” class=”” width=””]

Obra de nova ciclovia no Parque da Cidade interdita pista antiga

A interdição durará 20 dias. Depois disso, os demais trechos também serão revitalizados

Thiago Soares

Quem anda de bicicleta, patins, ou caminha pelo Parque da Cidade aguarda a nova pista para prática de esportes no local. As obras da ciclovia da área verde já perduram há mais de três anos. A primeira data estipulada de entrega era no carnaval de 2013; depois, a Copa do Mundo de 2014. Porém, com a mudança de gestão no Governo do Distrito Federal, houve suspensão das intervenções, e os prazos se alongaram ainda mais. A nova previsão de entrega da obra é para a segunda quinzena de janeiro.
Antes disso, os usuários terão que lidar com alguns transtornos. Cerca de 4km dos totais de 10km da pista antiga estão interditados para revitalização. A Secretaria de Turismo, responsável pela administração do parque, alega que somente depois dos ajustes será possível entregar os dois espaços para circulação.

A obra foi retomada em julho deste ano, após liberação de novos recursos. Ela deveria ter sido entregue à população, de acordo com o cronograma do governo, no mês passado. A nova pista de 10km de extensão e cinco metros de largura está sendo feita paralelamente à atual, do lado externo, mais próximo dos estacionamentos, e será de uso exclusivo para pedestres. A faixa antiga, de 6m de largura e também com 10km de extensão, servirá como ciclovia, para bicicletas, patins, skates e outros equipamentos velozes (chamados de ciclos). A justificativa da troca é evitar que os pedestres tenham que cruzar a faixa dos ciclistas (…)”.

Fonte: Correio Braziliense

[/box]

Inflação 2015
Fonte: Infomoney

No entanto, é comum uma mensagem apresentar, além da função referencial, outras funções da linguagem, transmitindo muito mais do que a simples informação. Observe:

[box type=”note” align=”” class=”” width=””]

Configure e ative o iPhone

A ativação pode ser feita através de uma rede Wi-Fi ou, com o iPhone 4S ou posterior, através da rede celular da sua operadora (não disponível em todas as regiões). Caso nenhuma das opções esteja disponível, você terá que conectar o iPhone ao seu computador e terá que usar o iTunes para ativar o iPhone (consulte a seguinte seção). Para configurar e ativar o iPhone: Ative o iPhone e siga o Assistente de Configuração. O Assistente de Configuração guia você pelo processo, incluindo:

  • A conexão a uma rede Wi-Fi.
  • O início de sessão com ou a criação de um ID Apple gratuito (necessário para muitos recursos, incluindo o iCloud, o FaceTime, a App Store, a iTunes Store e mais).
  • A definição de um Código. Introdução Capítulo 2 Introdução 15
  • Configuração do iCloud
  • A ativação de recursos recomendados, tal como os Serviços de Localização e Buscar iPhone.
  • A ativação do iPhone com a sua operadora. Você também pode restaurar um backup do iCloud ou do iTunes durante a configuração.

Fonte: Submarino

[/box]

No texto instrucional acima, a linguagem se organiza em função de dois fatores: a ênfase é dada à informação, uma vez que se trata de um texto sobre um objeto, e ao destinatário, como comprovam os verbos no imperativo, ao instruir como usar o objeto. Desta forma, podemos dizer que o texto apresenta duas funções: a referencial e a conativa.

Luana Alves
Graduada em Letras

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.