Criança não trabalha, criança dá trabalho: veja funções que eram exercidas por crianças
Hoje proibido, o trabalho infantil era bem comum no passado. Confira os trabalhos que eram feitos por crianças.
O trabalho infantil é proibido por lei desde a Emenda Constitucional de 98, que proibiu trabalhos perigosos para menores de 18 anos. Antes disso, era super comum que os menores ocupassem cargos de trabalho, tanto nas áreas urbanas quanto no campo. Veja alguns exemplos dessa triste realidade.
Continue lendo: Contar histórias para crianças é uma ferramenta poderosa
Trabalho infantil nas cidades
Com o “boom” do crescimento populacional nas cidades devido às fábricas, as crianças também passaram a fazer parte do quadro de funcionários.
- Fábricas
A verdade é que as condições de trabalho eram extremamente insalubres e os pagamentos eram ínfimos antigamente. Como havia mais pessoas em busca de trabalho do que ofertas de vagas, as pessoas acabavam aceitando qualquer tipo de função. As crianças, então, eram um ótimo investimento para as fábricas, pois elas faziam os trabalhos mais perigosos por muito menos que os adultos. Dois tipos de fábricas que utilizavam muita mão de obra infantil eram as fábricas de algodão e as de conserva.
- Prostituição
Outro grande problema que, infelizmente, é comum até nos dias atuais é a prostituição infantil. Apesar de a maioria das vítimas desta crueldade serem meninas, existe uma grande base de dados que confirma que meninos de várias idades foram explorados.
- Engraxate
Ainda hoje é possível ver crianças pequenas trabalhando nos centros das grandes cidades como engraxates de sapato. Como essa função geralmente não é regularizada, é difícil para a polícia averiguar casos de trabalho infantil nessa área.
Trabalho infantil nas áreas rurais
Mesmo com o crescimento das cidades, as crianças continuaram ocupando funções em regiões campestres.
- Fazendas
De fato, muitas crianças ainda realizam certas atividades no campo como forma de ajudar a família a cultivar e a colher produtos. Porém, antigamente, elas eram contratadas por grandes fazendeiros para os mais diversos trabalhos, como catar ervas daninhas, por exemplo.
- Mineração
A mineração foi uma das áreas que mais explorou o trabalho infantil, pois as crianças conseguiam entrar em locais apertados das minas. Além disso, elas também eram utilizadas para puxar materiais pesados, como carroças de carvão.
Comentários estão fechados.