Gasolina sustentável começa a ser fabricada em grande escala
Uma nova alternativa à gasolina tradicional está sendo produzida, mas agora em grandes quantidades. O combustível não requer petróleo.
Os cientistas, pesquisadores e especialistas vêm buscando há muitos anos uma alternativa sustentável e acessível para a gasolina seguir sendo utilizada como combustível. Isso porque a versão tradicional utiliza petróleo em sua composição, o que acaba por ser bastante prejudicial ao meio ambiente. A boa notícia é que isso pode mudar.
Combustível sustentável é real
Agora, ao que tudo indica, finalmente teremos acesso à alternativa sustentável de uma gasolina sintética que está sendo produzida em grande escala após os testes. Outra coisa boa é que, como não utiliza petróleo em sua composição, o combustível acabe por ser também ainda mais barato do que o tradicional encontrado nos postos.
Como dito no início, há algum tempo que a gasolina sintética está sendo estudada e vista como uma alternativa possível e plausível, entretanto a produção estava sendo realizada apenas em pequena escala, para experimentos e demais testagens que pudessem confirmar as expectativas sobre ela realmente poder cumprir com o que é esperado.
Em 20 de dezembro de 2022, em Magalhães, cidade localizada no sul do Chile, a primeira fábrica para a produção em larga escala dessa gasolina sustentável foi instalada. A operação foi realizada por meio de um parceria entre grandes empresas do ramo, como a Siemens Energy, Porsche e Hif Global.
De acordo com a Siemens Energy, aproximadamente 130 mil litros desse novo combustível serão produzidos neste ano, pelo menos na fase inicial. A expectativa é de que essa quantidade aumente gradualmente até que 55 milhões de litros sejam produzidos anualmente. Caso tudo ocorra como o planejado, será possível produzir aproximadamente 550 milhões de litros do combustível sintético.
O interessante nessa gasolina é que ele pode ser visto como um eletro combustível em virtude de sua composição. Para que seja fabricado, o combustível utiliza o “Haru Oni”, que combina gasolina neutra, e-Metanol, água, CO2 e energia elétrica, usando o hidrogênio como principal sintetizador dessa gasolina especial.
Comentários estão fechados.