A ciência do famoso ‘amassa pãozinho’ dos gatos

O ato de amassar os gatos é alto positivo?

Existem vários vídeos na internet de gatos amassando pãozinho e essa é considerada uma das coisas mais fofas de se ver. Mas você sabe por que os felinos têm esse hábito? A seguir te falamos o porquê. Confira o artigo na íntegra e saiba mais sobre essa motivação.

Leia mais: Conheça os quatro principais benefícios dos gatos para a saúde

O que é amassar pãozinho?

O ato de “amassar” não é apenas de um ou dois gatos, a maioria dos gatos também tem esse comportamento, que é bem característico da espécie. Se o seu gato nunca fez isso, não se preocupe, não há nada de errado com o bichano, mas se ele faz, saiba que é algo bom!

Amassar pãozinho não é de fato o gato amassar um pão e sim o ato de afofar superfícies macias, o que se assemelha ao preparo de uma massa de pão, por isso é chamado de “fazer pãozinho”.

Esse tipo de comportamento é bem mais comum em gatinhos filhotes ou em gatos idosos. O gato quando está amassando uma superfície macia, ou seja, “fazendo pãozinho”, se você observar, ele estará sempre com um semblante bem tranquilo, até mesmo ronronando. Por isso é algo positivo.

O ato evolutivo de amassar

Como dito, o ato de amassar é mais comum quando feito por gatinhos filhotes, que ainda estão sendo amamentados. O amassar está associado à sucção e a liberação de oxitocina da mãe, que ajuda na evolução, mas também a outra vantagem evolutiva. O amassar pode ser usado como uma maneira tátil de comunicação do gatinho com sua mãe.

Os bichanos possuem glândulas odoríferas na parte debaixo das patas e, quando amassam, essas glândulas liberam feromônios (mensagens químicas usadas para se comunicar).

Mas os feromônios, não são apenas para ligar a mãe ao filho. Temos também o “feromônio apaziguador de gatos” que é liberado pelas glândulas sebáceas ao redor das glândulas mamárias, esse feromônio trata a agressividade em gatos adultos.

Mesmo que o amassamento tenha evoluído para a estimulação da produção de leite, expressa mensagens químicas e táteis entre a mãe e o filhote. O ato de amassar também é bem comum em gatos adultos, por conta da neotenia, que é quando o animal mantém seus traços físicos ou comportamentais juvenis na idade adulta. Além de ajudar a comunicar mensagens.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.