Synth-pop: o gênero musical que marcou os anos 80
Se o rock marcou os anos 60 e o disco os anos 70, com certeza o Synth-pop dominou a década de 80.
O synth-pop ou pop sintetizador, é um gênero musical que surgiu no Japão e no Reino Unido no final da década de 1960. Apresentando o teclado elétrico como instrumento para substituir a guitarra, este estilo alcançou o auge nos anos 80, dominando as pistas de dança e paradas de sucesso. Quer saber quem foi o responsável pela criação deste tipo de música? Descubra a seguir:
Leia mais: Saiba o que seu gosto musical diz sobre sua personalidade
A quem devemos a criação da música synth-pop?
Atualmente o synth-pop não faz tanto sucesso como na década de 80, mas boa parte das músicas deste estilo influenciou artistas como Lady Gaga e Britney Spears. Além de ter dado origem a outros sub gêneros como música eletrônica e tecnopop. Saiba agora quem foram os principais representantes deste gênero musical:
A história do Synth-pop
Por mais inovador e moderno que aparente ser, o sintetizador foi um instrumento musical desenvolvido em 1964. Ganhou destaque em meados da década de 1970, quando foi usado pelas bandas Kraftwerk e Yellow Magic Orchestra. Mas, foi apenas em 1980 que o som melódico, esparso e frio do synth-pop ganhou popularidade. Apesar de ter decaído nos anos de 1990 e 2000, foi muito utilizado como inspiração nas músicas eletrônicas.
Clássicos do Synth-pop
Entre as músicas desse gênero musical que fizeram sucesso estão:
Gary Numan – Cars
Considerado um dos precursores do synth-pop junto a obra de Kraftwerk. A faixa tem todas as características do estilo musical, o que com certeza foi responsável por colocá-la em primeiro lugar nas paradas inglesas em 1979 e no Canadá em 1980.
The Human League – Don’t You Want Me
A faixa foi o quarto single lançado no álbum da banda Dare em 1981. Em uma semana já estava em primeiro lugar nos singles do Reino Unido, e no ano seguinte liderou a Billboard Hot 100 nos Estados Unidos (EUA).
Yazoo/Yaz – Don’t Go
A canção foi lançada em 1982 como segundo single do álbum de estreia da banda britânica, intitulado Upstairs at Eric’s. Alcançou o terceiro lugar no Reino Unido e o segundo maior sucesso nas paradas de dança nos EUA, onde ficou em primeira posição por duas semanas consecutivas.
Corey Hart – Sunglasses At Night
Em agosto de 1983 foi considerado como um dos símbolos sexy da música e em 1984 conquistou o sétimo lugar na Billboard Hot 100 dos EUA. Esta versão original foi inspiração para o maior hit de electro breaks de 2001, recriado pelo DJ e produtor Tiga.
Comentários estão fechados.