Gengibre todo dia? 5 coisas que acontecem ao colocá-lo na dieta
O gengibre é um alimento pouco lembrado pelos brasileiros na hora do mercado. Veja porque isso não deveria acontecer.
Essa raiz de sabor e perfume característicos, tem se enraizado cada vez mais na rotina alimentar das pessoas – e não é apenas pelo seu sabor exótico. Além de ser um ingrediente versátil na cozinha, ele tem propriedades benéficas para a saúde.
Veja também: Café em cápsula faz mal? Veja o que dizem profissionais de saúde
Para começar, essa raiz, tão pequena e rústica, pode ser um gigante em termos de saúde. Ou seja, originário da Ásia, o gengibre vem sendo usado há milhares de anos, tanto na medicina tradicional quanto na culinária, por civilizações que já intuíam seus benefícios. Hoje, com o respaldo da ciência, podemos entender melhor como e por que incluí-lo em nossa alimentação.
1. Ajuda na digestão
O gengibre é conhecido por auxiliar na digestão. Desse modo, estimula o corpo a produzir enzimas que ajudam a quebrar os alimentos, facilitando a digestão e diminuindo a incidência de desconfortos como a indigestão.
Uma forma prática de usufruir desse benefício é começar o dia com uma xícara de chá de gengibre. Basta ferver a água, adicionar algumas fatias e deixar em infusão. Além disso, se quiser, um toque de mel pode balancear o sabor picante.
2. Anti-inflamatório natural
Graças aos compostos chamados gingeróis, o gengibre possui propriedades anti-inflamatórias. Então, isso o torna um aliado no combate a inflamações e na redução de dores, funcionando como um analgésico natural.
Uma maneira de aproveitar essa propriedade é incorporar o gengibre em sucos e smoothies. Experimente bater no liquidificador um pedaço de gengibre com maçã, cenoura e um pouco de água de coco para um suco revigorante.
3. Imunidade fortalecida com gengibre
O sistema imunológico também sai ganhando com o consumo regular de gengibre. Em outras palavras, ele pode ajudar a fortalecer as defesas do corpo contra infecções. Nos meses mais frios, quando as gripes e resfriados estão à espreita, uma sopa de abóbora com gengibre pode ser fortificante.
Dessa maneira, refogue cebola e gengibre ralado, adicione a abóbora e o caldo de legumes, e deixe cozinhar até que tudo esteja macio para bater no liquidificador.
4. Alívio de náuseas
Outro benefício notável do gengibre é a sua capacidade de aliviar náuseas, sendo útil para gestantes ou pessoas em tratamento quimioterápico. Um biscoito de gengibre pode ser um lanche leve e prático para esses momentos. Adicionalmente, utilize gengibre em pó na massa para um sabor suave e reconfortante.
5. Melhoria da função cardiovascular
Por fim, o gengibre pode desempenhar um papel positivo na saúde cardiovascular, ajudando a baixar os níveis de colesterol ruim e a manter a pressão arterial sob controle.
Que tal um molho de salada? Misture azeite, vinagre de maçã, um pouco de gengibre ralado, sal e pimenta. Ou seja, é um tempero que traz vivacidade aos vegetais e benefícios ao coração.
Comentários estão fechados.