Geologia e usos da rocha de quartzito

Quartzito é uma rocha metamórfica não esfoliada que consiste principalmente de quartzo. Geralmente é uma rocha branca, mas ocorre em outras cores.

0

Quartzito é uma rocha metamórfica não esfoliada que consiste principalmente de quartzo. Geralmente é uma rocha branca, mas ocorre em outras cores. Pode ocorrer nas cores vermelho, rosa, amarelo, azul, verde e laranja. A rocha tem uma superfície granulada com uma textura de lixa. Quando é polida ganha um brilho vítreo.

A rocha se forma quando o arenito de quartzo puro ou quase puro sofre aquecimento e pressão. Geralmente isso é causado por compressão tectônica. Os grãos de areia de arenito se fundem e recristalizam, cimentados juntos por sílica.

O quartzito arenito é o estágio intermediário entre o arenito e o quartzito. Arenito ainda é considerado uma rocha sedimentar, mas tem um conteúdo de quartzo extremamente alto. No entanto, é difícil identificar a transição do arenito para o quartzito.

Alguns geólogos usam o termo “quartzito” para se referir a rochas metamórficas que consistem quase exclusivamente em quartzo. Outros geólogos identificam simplesmente “quartzito” como uma rocha firmemente cimentada encontrada acima ou abaixo de uma faixa de rocha de quartzo sedimentar.

Composição

Ele consiste quase inteiramente de dióxido de silício. Sua pureza é de cerca de 99%. A rocha neste estado é chamada de ortquartzita. O quartzito geralmente contém óxido de ferro e pode conter vestígios dos minerais rutilo, zircão e magnetita. Quartzito pode conter fósseis.

Propriedades

Eles tem uma dureza que é comparável à do quartzo e consideravelmente mais dura que o arenito. Como vidro e obsidiana, quebra com uma fratura concoidal. Sua textura grossa dificulta a afiação de uma borda fina. Sob ampliação, a estrutura cristalina interligada do quartzito torna-se aparente.

Onde encontrar

O quartzito se forma nos limites das placas tectônicas convergentes. Placas convergentes enterram arenito e exercem compressão. Quando o limite se dobra, as montanhas surgem. Assim, o quartzito é encontrado em cadeias montanhosas em todo o mundo.

Enquanto a erosão afasta a rocha mais suave, o quartzito permanece, formando picos e falésias. A rocha também mata os lados das montanhas como seixos.

Usos

A força e a resistência do quartzito se prestam a muitos usos. O quartzito triturado é utilizado na construção de estradas e no lastro ferroviário. É usado para fazer telhas, escadas e pisos. Quando cortada e polida, a rocha é bastante bonita, além de durável.

É usado para fazer bancadas de cozinha e paredes decorativas. O quartzito de alta pureza é usado para fazer areia de sílica, ferrossilício, carboneto de silício e silício. Os humanos paleolíticos, por vezes, faziam ferramentas de pedra de quartzito.

Quartzito vs. Quartzo e Mármore

Quartzito é uma rocha metamórfica, enquanto o quartzo é uma rocha ígnea. O arenito sob pressão torna-se quartzo arenito e quartzito. Entretanto, o quartzito não se torna quartzo. A indústria da construção civil complica ainda mais o assunto.

Se você comprar “quartzo” para bancadas, na verdade você estará comprando um material de engenharia feito de quartzo triturado, resina e pigmentos. Não é a rocha natural.

Outra rocha comumente confundida com quartzito é o mármore. Tanto o quartzito como o mármore tendem a ser de cor clara e não folheada. Apesar de ter uma aparência semelhante, o mármore é uma rocha metamórfica feita a partir de minerais carbonatados recristalizados e não silicatos.

O mármore é mais macio que o quartzito. Um excelente teste para distinguir os dois é aplicar um pouco de vinagre ou suco de limão na rocha. O quartzito é impermeável ao ataque do ácido, mas o mármore borbulha e retém uma marca.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.