Geração Z apresenta mais afinidade com o mercado de startups que gerações passadas
Jovens da geração Z têm encontrado afinidade com este tipo de negócio, a maioria como oportunidade de emprego e alguns até como forma de investimento.
As startups estão cada vez mais conquistando espaço no Brasil, e, nos últimos anos, têm chamado a atenção de quem está começando sua jornada no mercado de trabalho.
Parece que os jovens da geração Z têm encontrado afinidade com este tipo de negócio, a maioria como oportunidade de emprego e alguns até como forma de investimento.
Entende-se um pouco esta afinidade, pois o modelo de negócio tem muito a ver com a nova geração, que está muito antenada no desenvolvimento de tecnologias, criatividade, inovação e otimismo. A ausência de hierarquia também parece agradar este grupo.
Muitas startups tem lideranças jovens, o que faz a geração se identificar ainda mais com as empresas, pois suas lideranças estão mais próximas de suas ideias. Geralmente, estes jovens estão mais habituados a ritmos acelerados e ao imediatismo, ao que talvez as gerações anteriores não estejam muito habituadas.
Algumas pesquisas mostraram que o perfil dos jovens da geração Z, combinam muito com o empreendedorismo, e que, devido à intimidade com o meio tecnológico, muitos deles sonham em abrir a própria startup.
Segundo o artigo Identidade da Geração Z na Gestão de Startups, muitos elementos foram encontrados entre os jovens empreendedores. Entre eles: impulsividade, coragem, imediatismo, otimismo, gosto por desafios, habilidade de multitarefas e muitos outros.
Mas toda esta afinidade não é garantia de sucesso. Por exemplo, segundo dados do livro do investidor Ali Tamaseb, a média de idade dos fundadores de startups que atingiram bilhões de dólares com seus negócios é de 34 anos.
Mas nada impede que jovens invistam em seus sonhos. Hoje existem diversos incentivos para quem quer trilhar este caminho, e com tantas qualidades é possível sim fazer sucesso.
Comentários estão fechados.