Geração Z não consegue criar reserva financeira e não dá conta de pagar as contas, diz estudo
Dificuldades financeiras parecem assolar a vida das pessoas que pertencem à geração Z, ou seja, os jovens que possuem menos de 26 anos.
O mercado financeiro é dinâmico e parece ter um modus operandi em cada lugar, porém, há crises que parecem afetar várias regiões ao mesmo tempo. Um relatório divulgado pela LendingClub Corp, por exemplo, aponta um problema generalizado para a geração Z.
Veja também: PIX continuará gratuito e mais ‘democrático’, confirma Banco Central
De acordo com o levantamento, os jovens pertencentes a essa geração apresentam mais dificuldades para prosperar financeiramente. Pelo menos é o que os analistas entenderam ao analisar os dados demográficos.
O estudo foi realizado com 3.400 consumidores dos EUA. Em especial, os jovens com até 26 anos demonstram viver em busca de bom salário constantemente. Isso quer dizer que eles não conseguem acumular reservas suficiente para fazer um planejamento de longo prazo.
Ao contrário dos jovens, os idosos de até 76 anos apresentam mais propensão à estabilidade em 50% dos casos. Ou seja, metade do grupo conseguiu se manter financeiramente até o momento da entrevista.
Ainda segundo o estudo, os principais motivos para as dificuldades enfrentadas pela geração Z são:
- Aumento do custo de vida;
- Mais equipamentos tecnologia se tornaram necessários;
- Necessidade de consumo;
- Menor oferta de empregos;
- Entre outros.
Os analistas reforçam a necessidade de acumular quantias para segurança financeira a fim de enfrentar os imprevistos.
Como de fato se caracteriza a Geração Z?
A geração Z, também conhecida como Gen Z, é a denominação dada ao corte demográfico que sucede a geração do milênio (Y).
Embora não haja um consenso universal sobre as datas exatas que definem essa geração, geralmente acredita-se que engloba pessoas nascidas aproximadamente entre meados da década de 1990 e meados da década de 2010.
A geração Z é frequentemente associada ao rápido avanço da tecnologia digital e à sua presença constante em suas vidas. Eles cresceram em um ambiente onde a internet, os smartphones, as redes sociais e a conectividade instantânea se tornaram parte integrante do dia a dia.
Como resultado, tende a ser altamente conectada, digitalmente nativa e adaptada à tecnologia. Além disso, esse recorte geracional é caracterizado por uma mentalidade multicultural e diversa.
Eles cresceram em uma época de maior conscientização sobre questões de gênero, etnia, orientação sexual e igualdade. A diversidade étnica e cultural é valorizada por essa geração, que tende a ser mais aberta e inclusiva em relação às diferenças.
A geração Z também é frequentemente descrita como sendo empreendedora, autodidata e preocupada com questões sociais. Eles têm um desejo de fazer a diferença no mundo e estão engajados em causas como sustentabilidade, justiça social e ativismo.
Comentários estão fechados.