Golfe

O golfe é um dos poucos jogos com bola que não usa um campo ou área de jogo fixo e padronizado.

0

O golfe é um esporte em que jogadores individuais ou equipes de jogadores acertam uma bola em um buraco usando vários tipos de tacos. É um dos poucos jogos com bola que não usa um campo ou área de jogo fixo e padronizado.

Embora jogos semelhantes possam ser rastreados até os chineses e holandeses, o golfe moderno é considerado uma invenção escocesa. As Regras de Golfe são internacionalmente padronizadas e são supervisionadas em conjunto pelo “Royal & Ancient Golf Club” de St. Andrews e pela “United States Golf Association” (USGA).

O princípio subjacente que governa o jogo é a equidade, o que é explicado na contracapa do livro de regras oficial: “jogue a bola como ela está”.

Há pelo menos 20 entidades profissionais de golfe, sendo o mais conhecido o Professional Golfers Association (PGA), que atrai os melhores golfistas de todos os outros eventos masculinos, devido ao fato de que a maioria dos eventos do PGA Tour tem os prêmios mais altos, girando em torno de US$ 800.000.

Os quatro torneios masculinos anuais mais prestigiados são:

  • Masters;
  • US Open;
  • Open Championship (referido na América do Norte como o British Open);
  • PGA Championship.
Foto do torneio Masters nos Estados Unidos

A popularidade do golfe cresceu rapidamente, com cerca de 35.000 campos de golfe no mundo, aproximadamente metade deles nos Estados Unidos. Depois de uma ausência de 112 anos nos jogos olímpicos, o golfe voltou aos Jogos do Rio 2016.

História

O golfe é um jogo muito antigo cujas origens exatas não são claras. O termo golfe deriva da palavra holandesa kolf ou kolve, que significa literalmente “clube”. No dialeto escocês do final do século XIV ou início do século XV, o termo holandês tornou-se goff ou gouff, e só mais tarde no século XVI, foi denominado golfe.

As ligações linguísticas aos termos holandês e escocês surgiram devido ao comércio muito ativo entre os portos holandeses e os portos escoceses da costa oriental, entre os séculos XIV e XVII.

Um jogo semelhante ao golfe foi mencionado pela primeira vez em um livro chinês do século XI d.C. Nos Países Baixos, os holandeses jogavam golfe com uma bola e um bastão de couro em 1297. O vencedor era quem acertava a bola em um alvo a várias centenas de metros de distância o maior número de vezes.

Alguns estudiosos sugerem que o jogo holandês de kolf foi trazido por marinheiros holandeses para a costa leste da Escócia, onde foi transferido para os parques costeiros e acabou se tornando o jogo conhecido hoje.

Popularidade

Em 2005, a “Golf Digest” calculou que havia cerca de 32.000 campos de golfe no mundo, sendo aproximadamente metade deles nos Estados Unidos. Os países com mais campos de golfe em relação à população, começando com foram: Escócia, Nova Zelândia, Austrália, República da Irlanda, Irlanda do Norte, Canadá, País de Gales, Estados Unidos, Suécia e Inglaterra.

Além da Suécia, todos esses países têm o inglês como língua majoritária, mas o número de campos em novos territórios está aumentando rapidamente. Por exemplo, o primeiro campo de golfe na República Popular da China só foi inaugurado em meados da década de 1980, mas em 2005 já havia 200 campos naquele país.

O esporte profissional foi inicialmente dominado por golfistas britânicos, mas desde a Primeira Guerra Mundial, os EUA produziu a maior quantidade de profissionais líderes. Outros países da Commonwealth, como a Austrália e a África do Sul, também são potências tradicionais no esporte.

Desde a década de 1970, o Japão, a Escandinávia e outros países da Europa Ocidental produziram líderes de mercado. O número de países com profissionais de alta classe continua a aumentar constantemente, especialmente no leste da Ásia. A Coreia do Sul é notavelmente forte no golfe feminino.

Como jogar golfe?

O golfe é jogado em uma área de terra designada e adaptada ao esporte. O percurso consiste em uma série de “buracos” que ficam no chão, com diversos obstáculos, onde a bola é jogada de uma determinada distância com o objetivo de acertar esses buracos. A maioria dos campos de golfe é composto por 9 ou 18 buracos.

Representação de um Campo de Golfe
Representação de um Campo de Golfe

Os campos de golfe não são similares uns dos outros, por isso, cada campo têm seu grau de dificuldade. Existem campos em lugares montanhosos, outros no meio do deserto, etc.

Equipamentos

Para jogar golfe necessita-se de um conjunto de equipamentos necessários para praticar o esporte, são esses materiais:

  • Tacos;
  • Tacos de madeira e ferro;
  • Putter (um tipo de taco diferenciado);
  • Sacos (bolsas para transportar o material);
  • Bolas.

Regras básicas

  • Um jogador pode carregar até 14 tacos em uma rodada competitiva;
  • Jogar a bola errada na partida pode significar a perda de um buraco;
  • Quando a bola parar na superfície, você pode marcá-la com uma moeda, levantá-la e limpá-la, mas lembre-se de substituí-la no ponto exato;
  • Sempre jogue sua bola como está, onde quer que ela tenha parado
  • Uma bola acertada além dos limites do percurso (geralmente marcado por estacas brancas) deve ser jogada novamente da posição original, adicionando uma penalidade de uma tacada.
  • Você não pode pedir conselhos de alguém que não seja seu companheiro de equipe ou um caddie.

Você pode acessar as regras completas do golfe, clicando aqui.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.