Golpe da fatura falsa da vivo: veja como se proteger
Algumas dicas simples de checagem podem impedir que haja o roubo de dados bancários e, consequentemente, de dinheiro.
Mais um golpe por e-mails abusa de descuidos mínimos de cidadãos para roubar dados bancários e dinheiro. Trata-se do novo golpe da fatura falsa da Vivo, em que criminosos utilizam até mesmo a identidade visual da empresa para enganar desavisados.
Leia mais: Ampliação da oferta de crédito consignado para BPC pode resultar em dívidas e golpes
Como funciona o golpe?
O método para esse golpe é relativamente antigo, mas contém alguns elementos novos. No caso, utiliza-se a técnica do fishing, em que e-mails em massa são enviados para milhares de pessoas.
Dessa forma, os criminosos esperam que alguém não tenha atenção o suficiente e clique para baixar uma suposta fatura da Vivo. Porém, o acesso ao link garante que se instale o Malware Grandoreiro, que rouba os dados bancários da vítima.
Além disso, os e-mails chegam com mensagens em tom de urgência, com a data de vencimento da falsa fatura para o mesmo dia do envio. Então, muitos acabam por clicar no link por ter medo do acréscimo de juros.
Nesse caso, basta o primeiro clique para que o Malware consiga entrar no celular e roubar senhas e informações, sobretudo dos aplicativos do banco. Portanto, deve-se ficar atento para impedir que fraudes como essa aconteçam.
Como proteger seus dados?
Em tempos de tantos golpes, é imprescindível que haja um olhar atencioso para o manejo de dados pessoais. Por isso, separamos algumas dicas preciosas e simples que serão suficientes para prevenir golpes como esse:
- Verifique os e-mails que chegaram em busca de indícios de fraudes. Por exemplo, procure erros de português e veja se o endereço é compatível com o da empresa que se apresenta;
- Não acesse links desconhecidos antes de verificar os dados anteriores e nem baixe arquivo algum;
- Em caso de dúvida, entre em contato com a empresa referida. Mas atenção, não responda o e-mail e sim ligue para os canais oficiais que estão no site;
- Instale recursos de dupla checagem em seu celular, como senhas nos aplicativos bancários e mensageiros. Isso irá dificultar o acesso a esses apps que são o foco da maioria dos golpes.
Comentários estão fechados.