Golpe do emprego falso: confira como identificar se a vaga é verdadeira ou não
Os golpistas anunciam diversas vagas para regime home office com salário altos.
Em meio a uma recessão econômica na qual muitos estão desempregados, golpistas encontraram um meio de usar o desespero por uma vaga de emprego para roubar dados e até dinheiro. Alguma vez você já pensou em trabalhar de casa ganhando de R$ 500 a R$ 1.000 por dia? Tal oferta parece boa demais para ser verdade, não é mesmo? São propostas assim que estão sendo utilizadas como isca por criminosos. Portanto, aprenda como identificar um golpe do emprego falso e evite ser ludibriado.
Leia mais: Golpes no WhatsApp: Descubra quais são os 3 mais comuns
Como funciona o golpe do emprego falso?
Na maioria dos casos, os golpistas enviam mensagens via SMS ou por meio do WhatsApp informando que as vítimas foram aprovadas em um processo seletivo. E para ”garantir a vaga”, eles solicitam um depósito de algum valor e depois desaparecem com a quantia.
Outro jeito de atuação é a oferta de supostos cursos profissionalizantes, de forma que após a conclusão, a vítima terá “emprego garantido”. Nessas situações, até mesmo a busca por aprimoramento profissional pode se tornar uma cilada, com os golpistas sumindo com o dinheiro antes mesmo de ofertar qualquer aula ou emprego uma vez prometido.
Além disso, outras formas têm sido mais sutis e não solicitam transferências de valor. Através de mensagens enviadas por WhatsApp ou SMS, os bandidos pedem para que as vítimas cliquem em links externos para que esses sites possam roubar dados pessoais e informações bancárias como números de cartões e senhas de aplicativos.
Como evitar ser ludibriado?
Assim, para não cair em nenhuma dessas ações criminosas, o recomendado é ignorar tais mensagens recebidas e bloquear os contatos que enviaram o conteúdo malicioso.
Ademais, quando for buscar por uma recolocação no mercado de trabalho, utilize sites confiáveis de empregos ou se candidate diretamente nos meios de comunicação da empresas. E, por mais incrível que pareça, a entrega do currículo em mãos ainda funciona muito bem.
Comentários estão fechados.