Saiba mais sobre como se prevenir do golpe do empréstimo consignado
Veja como funciona e como se proteger desse golpe.
Atualmente, tem sido cada vez mais frequente criminosos aplicando golpes em quem busca o crédito consignado. Isso porque é muito comum aposentados, funcionários públicos e pensionistas do INSS buscarem esse benefício. Por isso, é tão importante saber como funciona e formas para se prevenir desse ataque.
No Brasil, o número de fraudes bancárias aumentou cerca de 165%, tendo como alvo os aposentados. Visto que a maiorias das operações passaram a ser por celular desde o isolamento social por causa da pandemia, esse grupo se tornou um alvo mais fácil. Nesse sentido, o golpe do empréstimo consignado passou a ser uma isca ainda maior para atrair esse público.
Leia mais: Empréstimo Nubank: saiba como solicitar crédito na fintech e unifique suas dívidas
O que é empréstimo consignado?
Normalmente oferecido para aposentados, pensionistas e funcionários públicos, o consignado nada mais é do que uma modalidade de empréstimo que desconta o valor da parcela diretamente no contracheque.
Desde o início de 2022, o INSS tem alertado as pessoas sobre o aumento do número de casos de golpes envolvendo o crédito consignado. Veja agora como funciona o golpe e fique atento!
Como funciona o golpe?
De forma geral, o criminoso normalmente faz uma ligação se passando por determinada instituição bancária e oferece vantagens muito grandes para o empréstimo consignado. Essas vão desde as taxas de juros super reduzidas até mesmo o valor disponível para contratação.
Depois que a pessoa se mostra interessada pelo serviço, os criminosos pedem para que ela faça um depósito antecipado para que aquele benefício seja liberado. Além disso, outra forma desse golpe ocorrer é através de e-mail e mensagens. Os golpistas mandam uma mensagem apresentando os serviços falsos e pedem os dados pessoais do cliente. Após isso, eles começam a abrir diversas contas fraudulentas se passando pela vítima.
Como se proteger?
A forma mais segura de evitar ser vítima desse golpe é sempre procurar a sua instituição financeira e perguntar mais detalhes sobre as vantagens que estavam sendo oferecidas. Para não ter erro, o ideal é ir até a agência física. Ademais, lembre-se de que o INSS não entra em contato por e-mail, ligações ou mensagens.
Se você gostou desse conteúdo, então clique aqui para ler mais artigos como esse!
Comentários estão fechados.