Google envia alerta para usuários do Android sobre novo spyware
Novo spyware pode gravar conversas de usuários do sistema Android, conforme informado pela empresa.
Apesar de os telefones celulares serem ferramentas tecnológicas fantásticas, é inevitável que dados sensíveis sejam expostos a riscos a qualquer momento. Apesar do fato de as empresas estarem sempre procurando maneiras de manter a segurança e a privacidade do usuário, falhas sempre podem existir e são exploradas.
Desta vez, o Google emitiu um aviso importante sobre um spyware do Android recentemente descoberto que tem o potencial de causar sérios problemas. Por isso, confira neste artigo mais detalhes sobre o novo spyware que pode gravar conversas de usuários Android.
Leia mais: Airpod causa perda auditiva em criança; família processa a Apple
Alerta do Google preocupa usuários Android
Em comunicado em seu site oficial, o Google alertou os usuários sobre um novo malware chamado “Predator”, desenvolvido pela Cytrox, empresa sediada na Macedônia do Norte. Segundo a empresa, ele se vale de vulnerabilidades de dia zero, o tipo mais grave de falha de segurança, no Chrome e no Android, permitindo que ele grave o áudio do dispositivo.
Como funciona o ataque?
Os invasores enviam um e-mail falso que imita um serviço que reduz o número de links. Quando um usuário clica, ele é redirecionado para o domínio de um criminoso onde o spyware é armazenado. Para disfarçar o golpe, o usuário é direcionado para um site legítimo.
Segundo o Google, esse tipo de spyware é usado com mais frequência em jornalistas e já foi usado anteriormente. Felizmente, a equipe da TAG afirma que o spyware não foi projetado para atingir milhões de usuários. Na verdade, segundo a empresa, os alvos eram dezenas de milhares de usuários, recomendando uma estratégia clara e bem pensada para direcionar indivíduos ou entidades específicas com spyware para vigilância.
O Google emitiu este aviso aos usuários do Android alertando as pessoas para que estejam mais cientes dessa ameaça invisível, mas extremamente prejudicial. Além disso, a empresa enfatizou a necessidade de manter a segurança em primeiro lugar, incluindo não instalar nenhum software suspeito e, em particular, não clicar em links enviados por e-mail.
Comentários estão fechados.