Terremoto em São Francisco é ‘previsto’ pelo Google, que emitiu alertas segundos antes
Mais de um milhão de cidadãos de São Francisco receberam notificações em seu celular quanto ao terremoto iminente.
Cidadãos da cidade estadunidense de São Francisco enfrentaram momentos de tensão por conta de um terremoto de magnitude 4,8 que aconteceu na última terça-feira, 25. Esse acontecimento pôde ser notificado pouco antes das pessoas sentirem os tremores, isso porque o Google alertou sobre o terremoto a mais de 1 milhão de pessoas. Saiba mais sobre isso ao longo do texto.
Leia Mais: Alerta: Vírus disfarçado de Extensão do Chrome rouba dados dos usuários.
Momentos de tensão
Até os tempos de hoje é difícil emitir alertas prévios com precisão quanto a terremotos. No geral, as agências de medição de ondas e abalos sísmicos são pegas de surpresa e conseguem detectar o risco de terremoto apenas alguns minutos ou até mesmo segundos antes dele acontecer.
Foi o que aconteceu em São Francisco, na última terça-feira, quando as agências de medição detectaram ondas sísmicas mais suaves vindo do solo. No caso, a maioria da população não consegue sentir esses tremores, mas para resolver esse problema é que existem milhares de sensores em atividade para emitir alertas sobre essas ondas.
Então, um mecanismo chamado ShakeAlert consegue alertar a pesquisadores e cientistas que existem ondas sísmicas mais fortes a caminho. A seguir, é preciso anunciar o risco o mais rápido possível para população, o que nem sempre acontece com precisão por conta do curto intervalo de tempo.
Usuários Android viram que o Google alertou sobre o terremoto
Se em tempos anteriores esses alertas eram emitidos pela televisão ou rádio, com certo delay, as tecnologias recentes proporcionam maior rapidez na emissão desses avisos. Foi o que aconteceu aos cidadãos de São Francisco, que minutos antes do terremoto de magnitude 4,8 pudesse ser de fato sentido, receberam o aviso.
O que surpreendeu foi que o aviso veio por meio do celular. No caso, todos os usuários Android, mais de um milhão, receberam o alerta divulgado pelo Google que dizia “Você pode ter sentido tremores” e avisava sobre a necessidade se preparar para ondas mais fortes.
Segundo alguns cidadãos, o aviso foi visto segundos antes dos tremores mais intensos, ao passo que outros tiveram um tempo mínimo para se preparar. Para os próximos anos, existem expectativas de evolução na tecnologia para haver maior precisão nesses avisos.
Comentários estão fechados.